Buscar

QUESTÃO 24 - Sr. Mário, sexo masculino, nos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, procurou unidade de saúde de seu bairro referindo “to...

QUESTÃO 24 - Sr. Mário, sexo masculino, nos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, procurou unidade de saúde de seu bairro referindo “tonteiras no peito e dor de cabeça com tontura nas últimas 2 semanas”. Durante a anamnese, o médico da equipe de saúde avaliou os sinais vitais: pressão arterial de 150/80 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 20 irpm. Considerando o caso, analise as proposições abaixo e assinale a correta.


a) Pela interpretação dos sinais vitais, o quadro é de provável crise hipertensiva e “tonteiras no peito” é justificada pelo aumento da atividade simpática.
b) Durante a anamnese, foi realizada a ausculta cardíaca, primeira etapa do exame físico cardiológico, seguido por percussão e palpação, nesta ordem.
c) O quadro é de provável emergência hipertensiva e “tonteiras no peito” pode ser justificada pelo aumento da atividade parassimpática.
d) Durante a avaliação cardiológica, o médico deve realizar a ausculta do foco mitral.

Essa pergunta também está no material:

Integradora 4-1
17 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Pela interpretação dos sinais vitais, o quadro é de provável crise hipertensiva e “tonteiras no peito” é justificada pelo aumento da atividade simpática. A pressão arterial elevada (150/80 mmHg) e a frequência cardíaca aumentada (120 bpm) sugerem uma crise hipertensiva, que pode causar sintomas como tontura e dor de cabeça. O aumento da atividade simpática pode justificar esses sintomas, já que essa resposta do sistema nervoso autônomo pode levar a uma vasoconstrição periférica e aumento da resistência vascular. As outras alternativas estão incorretas: - A alternativa B está incorreta, pois a ausculta cardíaca é a última etapa do exame físico cardiológico, após a inspeção, palpação e percussão. - A alternativa C está incorreta, pois a atividade parassimpática não é responsável por sintomas de crise hipertensiva, que é uma emergência médica que requer tratamento imediato. - A alternativa D está incorreta, pois a avaliação cardiológica não é necessária para o diagnóstico de crise hipertensiva, embora possa ser útil para avaliar possíveis complicações cardiovasculares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais