Qual das alternativas apresenta a descrição correta da pleura e do líquido pleural?
a) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), externo, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, interno, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 10 a 20 mL, produzido pelos capilares e reabsorvido pelas veias das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente. b) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), medial, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, lateral, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Mesmo não sendo vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente. c) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de líquido pleural e de sangue, 15 a 20 mL, produzido, mas não reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente. d) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente. e) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são desnervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa não esteja presente. a b c d e
Durante a respiração de um indivíduo saudável, ou seja, em uma respiração considerada normal, os compartimentos torácico e abdominal se elevam, porém pode haver um predomínio dessa elevação, o que é determinado pelo segmento do tronco que predominar durante os movimentos respiratórios. Analise as informações sobre os tipos de padrões respiratórios, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
a. I-A, II-B, III-C b. I-B, II-A, III-C c. I-C, II-B, III-A d. I-A, II-C, III-B e. I-B, II-C, III-A
Através da gasometria, leia as assertivas abaixo, defina como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
I- Quando o pH do sangue se torna ácido, ou seja, pH < 7,35, dizemos que há uma acidose e as reações metabólicas são lentificadas. Enquanto que em situações de aumento do pH > 7,45 ocorre uma alcalose, e isso acelera as reações metabólicas. II- As alterações do bicarbonato apontam para distúrbios metabólicos, assim, perdas de bicarbonato ou ganhos de ácidos geram acidose metabólica e aumento do bicarbonato ou perda de ácidos gera alcalose metabólica. III- Após a avaliação do componente acidobásico (pH, PaCO2 e bicarbonato) é necessária a avaliação da presença ou ausência de hipoxemia, e para isso, deve-se avaliar a PaO2. a) V, F, V. b) V, V, F. c) V, V, V. d) V, F, F. e) F, F, V.
Considerando as informações estudadas sobre os distúrbios acidobásicos, leia as informações abaixo, relacione as colunas entre distúrbios e suas características, e assinale a alternativa correta.
a) I-A, II-D, III-E, IV-C, V-B. b) I-C, II-B, III-A, IV-D, V-E. c) I-E, II-A, III-C, IV-B, V-D. d) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-E. e) I-B, II-E, III-D, IV-A, V-C.