Logo Passei Direto
Buscar

Terapia Respiratória

Colégio Objetivo
Quando a troca gasosa não ocorre da maneira esperada, o resultado é a


a. hipoxemia.
b. hipercapnia.
c. acidose respiratória.
d. alcalose respiratória.
e. todas as alternativas estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Quando a troca gasosa não ocorre da maneira esperada, o resultado é a hipoxemia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual das alternativas apresenta a descrição correta da pleura e do líquido pleural?

a) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), externo, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, interno, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 10 a 20 mL, produzido pelos capilares e reabsorvido pelas veias das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente.
b) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), medial, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, lateral, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Mesmo não sendo vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente.
c) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de líquido pleural e de sangue, 15 a 20 mL, produzido, mas não reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente.
d) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são inervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa esteja presente.
e) A pleura é um saco fibrosseroso composto por dois folhetos, o visceral (pulmonar), interno, aderido ao pulmão, e o folheto parietal, externo, aderido ao mediastino, músculo diafragma e caixa torácica. Entre os folhetos há presença de um líquido pleural, 5 a 10 mL, produzido e reabsorvido pelos capilares das pleuras. Além de vascularizados, os folhetos pleurais são desnervados, o que garante que, em casos de doenças pleurais, a sensação dolorosa não esteja presente.
a
b
c
d
e

A frequência cardíaca (FC) é a quantidade de batimentos por minuto, considerada como um dos principais sinais vitais, é um elemento primordial na avaliação de todo paciente. Considerando os valores de referência da frequência cardíaca em indivíduos adultos, assinale a alternativa correta:


a. O valor considerado normal no adulto é de 60 a 100 batimentos por minuto. A frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto é denominada taquicardia. E a frequência cardíaca menor que 60 batimentos por minuto é denominada bradicardia.
b. O valor considerado normal no adulto é de 60 a 80 batimentos por minuto. A frequência cardíaca acima de 80 batimentos por minuto é denominada taquicardia. E a frequência cardíaca menor que 60 batimentos por minuto é denominada bradicardia.
c. O valor considerado normal no adulto é de 100 a 120 batimentos por minuto. A frequência cardíaca acima de 120 batimentos por minuto é denominada taquicardia. E a frequência cardíaca menor que 100 batimentos por minuto é denominada bradicardia.
d. O valor considerado normal no adulto é de 70 a 90 batimentos por minuto. A frequência cardíaca acima de 90 batimentos por minuto é denominada taquicardia. E a frequência cardíaca menor que 70 batimentos por minuto é denominada bradicardia.
e. O valor considerado normal no adulto é de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência cardíaca acima de 150 batimentos por minuto é denominada taquicardia. E a frequência cardíaca menor que 130 batimentos por minuto é denominada bradicardia.

Durante a respiração de um indivíduo saudável, ou seja, em uma respiração considerada normal, os compartimentos torácico e abdominal se elevam, porém pode haver um predomínio dessa elevação, o que é determinado pelo segmento do tronco que predominar durante os movimentos respiratórios. Analise as informações sobre os tipos de padrões respiratórios, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:


a. I-A, II-B, III-C
b. I-B, II-A, III-C
c. I-C, II-B, III-A
d. I-A, II-C, III-B
e. I-B, II-C, III-A

Entre os exames solicitados durante a investigação de doenças respiratórias, está a radiografia. As imagens radiológicas contribuem para o diagnóstico das doenças respiratórias, porém devem ser sempre complementares aos sintomas e ao exame físico que o paciente apresentar, podendo sua interpretação se tornar equivocada na ausência desses dados. De acordo com os elementos estudados sobre a avaliação da radiografia torácica, assinale a alternativa correta:

A radiografia é um exame complementar ao diagnóstico das doenças respiratórias.
A interpretação da radiografia torácica pode ser equivocada na ausência dos sintomas e do exame físico do paciente.
A observação/análise do mediastino superior permite verificar a posição da traqueia e a presença de intubação ou traqueostomia.
a. A observação/análise de partes moles tem como foco a imagem que rodeia a caixa torácica, as mamas e o tecido tegumentar.
b. A observação/análise das partes ósseas permite verificar as clavículas, as escápulas, as costelas e os espaços intercostais (EIC), pois a hiperinsuflação gera diminuição dos EIC, e atelectasias aumentam os EIC. Destacamos que a observação minuciosa desses ossos permite a visualização da integridade óssea e o descarte de fraturas.
c. A observação/análise do músculo diafragma permite visualizar que a cúpula diafragmática direita é mais baixa, devido à presença do fígado, à direita, e do coração, à esquerda. Algumas situações, como a hiperinsuflação, podem elevar a cúpula diafragmática e outras, como a atelectasia, podem rebaixar a cúpula.
d. A observação/análise do seio ou recesso costofrênico e cardiofrênico: indicam, respectivamente, as inserções do músculo diafragma nas costelas (medialmente) e no pericárdio (lateralmente).
e. Na observação/análise do mediastino superior é possível observar a traqueia, se ela está centralizada, desviada, com presença de intubação e posicionamento da cânula, 2 cm acima da carina, intubação seletiva ou traqueostomia.

Através da gasometria, leia as assertivas abaixo, defina como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:

I- Quando o pH do sangue se torna ácido, ou seja, pH < 7,35, dizemos que há uma acidose e as reações metabólicas são lentificadas. Enquanto que em situações de aumento do pH > 7,45 ocorre uma alcalose, e isso acelera as reações metabólicas.
II- As alterações do bicarbonato apontam para distúrbios metabólicos, assim, perdas de bicarbonato ou ganhos de ácidos geram acidose metabólica e aumento do bicarbonato ou perda de ácidos gera alcalose metabólica.
III- Após a avaliação do componente acidobásico (pH, PaCO2 e bicarbonato) é necessária a avaliação da presença ou ausência de hipoxemia, e para isso, deve-se avaliar a PaO2.
a) V, F, V.
b) V, V, F.
c) V, V, V.
d) V, F, F.
e) F, F, V.

Considerando as informações estudadas sobre os distúrbios acidobásicos, leia as informações abaixo, relacione as colunas entre distúrbios e suas características, e assinale a alternativa correta.


a) I-A, II-D, III-E, IV-C, V-B.
b) I-C, II-B, III-A, IV-D, V-E.
c) I-E, II-A, III-C, IV-B, V-D.
d) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-E.
e) I-B, II-E, III-D, IV-A, V-C.

Mais conteúdos dessa disciplina