Buscar

No preâmbulo da Unidade 1 apresentamos o seguinte verso do poeta brasileiro Mário Quintana: “Linha curva: o caminho mais agradável entre dois ponto...

No preâmbulo da Unidade 1 apresentamos o seguinte verso do poeta brasileiro Mário Quintana: “Linha curva: o caminho mais agradável entre dois pontos”. De forma afetuosa, o poeta quis, possivelmente, se inspirar em um dos princípios mais básicos da Geometria para propor uma espécie de paródia romântica. Em qual princípio geométrico Mário Quintana se inspirou para sugerir que há mais de um caminho entre dois pontos, dentre os quais uma linha curva seria o mais agradável, porém, não o único?


Ao processo de divisão da circunferência em partes iguais de acordo com o movimento do Sol e da Terra, na região mesopotâmica.
Ao procedimento de medir e dividir terrenos em que os egípcios já utilizam noções de Geometria de forma prática, inclusive, para capitalizarem suas terras.
Ao postulado euclidiano que propõe que um segmento de reta pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta.
À ideia primitiva de que as extremidades da superfície são linhas.
Ao axioma proposto por Euclides em que se pode traçar uma única reta ligando quaisquer dois pontos.

Essa pergunta também está no material:

revisao (1)_merged
33 pág.

Matemática Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Mário Quintana se inspirou no postulado euclidiano que propõe que um segmento de reta pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta. O poeta quis dizer que, embora haja um caminho mais curto e direto entre dois pontos, muitas vezes, um caminho mais sinuoso e curvo pode ser mais agradável e interessante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais