Buscar

Como se diferenciam a desapropriação especial urbana e a desapropriação especial rural? Justifique sua resposta. A desapropriação especial urbana ...

Como se diferenciam a desapropriação especial urbana e a desapropriação especial rural? Justifique sua resposta.

A desapropriação especial urbana ocorre quando o imóvel está em desrespeito à função social da propriedade e em desconformidade ao plano diretor e ao estatuto da cidade.
A desapropriação especial rural ocorre no caso de desrespeito à função social do imóvel rural, compelindo a União a desapropriação para fins de reforma agrária.
A diferença entre elas está na forma de pagamento, sendo que a desapropriação especial agrária é feita com títulos da dívida rural, enquanto a desapropriação especial urbana é feita com títulos da dívida pública.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE ADM2 V1 E V2 FALTA AS R1
14 pág.

Direito Administrativo II

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre a desapropriação especial urbana e a desapropriação especial rural está na finalidade da desapropriação e na forma de pagamento. A desapropriação especial urbana ocorre quando o imóvel está em desrespeito à função social da propriedade e em desconformidade ao plano diretor e ao estatuto da cidade. Já a desapropriação especial rural ocorre no caso de desrespeito à função social do imóvel rural, compelindo a União a desapropriação para fins de reforma agrária. Quanto à forma de pagamento, a desapropriação especial rural é feita com títulos da dívida agrária, enquanto a desapropriação especial urbana é feita com títulos da dívida pública. É importante ressaltar que a desapropriação é um instrumento utilizado pelo Estado para garantir o cumprimento da função social da propriedade, e que deve ser realizada mediante justa indenização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais