Buscar

[Laboratório Virtual – Coloração de Gram] Devido à necessidade da visualização e diferenciação das bactérias, o método desenvolvido em 1884 pelo mé...

[Laboratório Virtual – Coloração de Gram] Devido à necessidade da visualização e diferenciação das bactérias, o método desenvolvido em 1884 pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, baseado na coloração da parede celular das bactérias e conhecido como Coloração de Gram, é utilizado até os dias atuais como método básico de triagem e confirmação desses microrganismos.
Considerando os conhecimentos adquiridos ao longo desta prática, assinale a alternativa CORRETA:


A A bactérias gram-negativas possuem parede celular espessa e na coloração adquirem coloração rosa (ou vermelha).
B A bactérias gram-positivas possuem parede celular delgada e membrana externa a na coloração adquirem coloração rosa (ou vermelha).
C A bactérias gram-positivas possuem parede celular espessa a na coloração adquirem coloração azul (ou roxa).
D A bactérias gram-negativas possuem parede celular delgada e membrana externa a na coloração adquirem coloração azul (ou roxa).

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual MICRO CRR
7 pág.

Microbiologia Ambiental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "As bactérias gram-positivas possuem parede celular espessa e na coloração adquirem coloração azul (ou roxa)". A coloração de Gram é um método de coloração diferencial que permite a identificação de bactérias com base na composição da parede celular. As bactérias gram-positivas possuem uma parede celular espessa composta principalmente por peptidoglicano, que retém o corante cristal violeta e, portanto, aparecem na coloração como células azuis ou roxas. As bactérias gram-negativas possuem uma parede celular mais fina e uma camada externa de lipopolissacarídeos que pode ser removida pelo álcool, fazendo com que a célula perca o corante cristal violeta e adquira a cor do corante de contraste, geralmente rosa ou vermelho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais