Buscar

i, porém, não ocorre tão somente com a ação da água nos maciços e pela constituição física do maciço em termos de uso de areias ou argilas. O fenôm...

i, porém, não ocorre tão somente com a ação da água nos maciços e pela constituição física do maciço em termos de uso de areias ou argilas. O fenômeno de movimentação de massa, atrelado à ruptura da perda de resistência ao cisalhamento, é complexo. Segundo Leroueil e Locat (1996), existe, para isso, uma perspectiva física no tempo, em estágios de desenvolvimento e, de certa forma, infindável, conforme mostra a explicação a seguir e a figura na sequência. 22 • Estágio pré-ruptura: inclui todo e qualquer processo de deformação que pode levar à ruptura. Estágio controlado por mudanças na resistência, rastejo ou ruptura progressiva. • Estágio de ruptura: é a fase mais significativa na história do movimento de massa e se caracteriza pela formação de uma superfície de cisalhamento na massa de solo. • Estágio pós-ruptura: inclui desde a ruptura até o término da movimentação. Há um aumento da razão de deslocamento, seguido da diminuição progressiva de velocidade. • Estágio de reativação: ocorre quando uma massa de solo desliza ao longo de uma superfície de ruptura preexistente. Figura 5 – Estágios dos movimentos de massa Fonte: Adaptada de Leroueil e Locat (1996 apud SANCHO, 2016, p. 26) Com todas as perspectivas já apresentadas e a observação histórica, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN, 2022), o Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas marcadas por verões de chuvas intensas em regiões de grandes maciços montanhosos, especialmente com ocupações irregulares, sem a infraestrutura adequada, em áreas de relevo íngreme. 3 ESTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS Como visto, a instabilidade de um maciço de terra se dá quando a resistência do solo não se faz suficiente para resistir às ações desestabilizantes e, assim, as camadas podem se mover uma sobre a outra, havendo ruptura. De acordo com Goes (2018), os processos potenciadores da instabilidade em maciços de terra a partir das tensões são: 23 • carregamento do talude ou da crista: edificações, lançamento de entulho, lixo, aterros, água encharcando o talude por chuvas, vazamentos de redes, fossas etc.; • descarregamento do pé do talude: escavações ou cortes, erosão pluvial e fluvial; • pressões laterais: água em fissuras; • presença de materiais expansivos (argilas): contato com água. A ação da água nos maciços de terra aumenta o estado de tensão no solo, possibilitando a sua movimentação em termos do estado original. A principal força que causa os movimentos de massa é a tensão de cisalhamento, que, na ação da água, supera o atrito entre partículas que mantêm a estrutura do solo. A ação da água nos taludes é comumente propiciada por surgências de lençol freático, nascentes, esgotamento a céu aberto e presença de espécies, como a bananeira, que só crescem com o acúmulo de umidade. Observe o quadro a seguir: Quadro 3 – Processos instabilizadores ligados à água Fonte: adaptado de Goes (2018)
i. O fenômeno de movimentação de massa é complexo e está relacionado à ruptura da perda de resistência ao cisalhamento.
ii. O Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas marcadas por verões de chuvas intensas em regiões de grandes maciços montanhosos, especialmente com ocupações irregulares, sem a infraestrutura adequada, em áreas de relevo íngreme.
iii. A ação da água nos maciços de terra aumenta o estado de tensão no solo, possibilitando a sua movimentação em termos do estado original.
iv. A principal força que causa os movimentos de massa é a tensão de cisalhamento, que, na ação da água, supera o atrito entre partículas que mantêm a estrutura do solo.
v. Os solos residuais são aqueles obtidos por meio do intemperismo da rocha-mãe in situ, ou seja, desintegrou-se e não foi transportado para outro local.

a) i, ii e iii estão corretas.
b) ii, iii e iv estão corretas.
c) i, iii e iv estão corretas.
d) todas as afirmativas estão corretas.
e) nenhuma das afirmativas está correta.

Essa pergunta também está no material:

livro(18)
249 pág.

Geotecnia Ambiental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) i, iii e iv estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais