Buscar

A via extrajudicial para inventário é facultativa ou obrigatória? Quem tem legitimidade para demandar o inventário e partilha? Qual é o prazo para ...

A via extrajudicial para inventário é facultativa ou obrigatória? Quem tem legitimidade para demandar o inventário e partilha? Qual é o prazo para instauração do procedimento de inventário e partilha? O que são as primeiras declarações no inventário? Quem deve ser citado no processo de inventário?

A via extrajudicial para inventário é facultativa.
Tem legitimidade para demandar o inventário e partilha aquele que de fato estiver na posse e na administração do espólio.
O prazo para instauração do procedimento especial de inventário e partilha é de dois meses a contar da abertura da sucessão.
As primeiras declarações são as declarações de herdeiros e de bens, ou seja, o inventariante dirá para o juiz quem são os sucessores (herdeiros e legatários), a que título são sucessores e o quinhão de cada um, bem como quais são os bens objeto do inventário.
Devem ser citados no processo de inventário o cônjuge, o companheiro e os sucessores que ainda não façam parte do processo, Fazenda Pública, MP (havendo herdeiro incapaz ou ausente) e testamenteiro (se houver testamento).

Essa pergunta também está no material:

Procedimentos Especiais
73 pág.

Direito Processual Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A via extrajudicial para inventário é facultativa, ou seja, não é obrigatória. Quem tem legitimidade para demandar o inventário e partilha é aquele que está na posse e administração do espólio. O prazo para instauração do procedimento de inventário e partilha é de dois meses a partir da abertura da sucessão. As primeiras declarações no inventário são as declarações de herdeiros e bens, onde o inventariante informa ao juiz quem são os sucessores, a que título são sucessores, o quinhão de cada um e quais são os bens objeto do inventário. Devem ser citados no processo de inventário o cônjuge, o companheiro, os sucessores que ainda não fazem parte do processo, a Fazenda Pública, o Ministério Público (se houver herdeiro incapaz ou ausente) e o testamenteiro (se houver testamento).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais