Buscar

O teste de função pulmonar, também conhecido por espirometria, faz parte da rotina do sioterapeuta que atua na reabilitação pulmonar. Este exame pr...

O teste de função pulmonar, também conhecido por espirometria, faz parte da rotina do sioterapeuta que atua na reabilitação pulmonar. Este exame proporciona um melhor direcionamento ao programa de reabilitação assim como proporciona evidenciar a evolução do paciente. Neste sentido, analise a imagem abaixo e assinale a afirmativa correta:
Em pacientes com doenças pulmonares obstrutivas, como na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tanto CVF quanto VEF1 são menores se comparados com indivíduos normais.
Especificamente, a fração da capacidade vital que pode ser expirada no primeiro segundo VEF1/CVF, pode ser utilizada para diferenciar algumas doenças pulmonares. Se ≥80% da CVF considera-se deficiência obstrutiva restritiva crônica.
Nos pacientes com DPOC, o VEF1 costuma ser igual a CVF pois os mesmos possuem uma maior CVF, o que predispõe a um melhor Pico de Fluxo Expiratório (PFE).
Nestes pacientes a CVF diminui mais do que o VEF1. Assim, a VEF1/CFV também aumenta, o que é típico em casos de obstrução das vias aéreas, a qual apresenta maior resistência ao fluxo expiratório de ar.
A Capacidade Vital (CV) é o volume que pode ser expirado seguindo uma expiração máxima. A Capacidade Vital Forçada (CVF) é o volume total de ar que pode ser expirado forçadamente após uma inspiração máxima.


a) Em pacientes com DPOC, tanto CVF quanto VEF1 são menores se comparados com indivíduos normais.
b) A CVF é o volume que pode ser expirado seguindo uma expiração máxima.
c) A VEF1/CVF é utilizada para diferenciar doenças pulmonares restritivas.
d) A CVF diminui menos do que o VEF1 em pacientes com DPOC.
e) A VEF1/CFV diminui em casos de obstrução das vias aéreas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
1 pág.

Fisioterapia Respiratória Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: a) Em pacientes com DPOC, tanto CVF quanto VEF1 são menores se comparados com indivíduos normais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais