Buscar

4 - A proposta da Reforma Sanitária gestada pelo Movimento Sanitário subsidiou grandes avanços na legislação brasileira. As determinações constituc...

4 - A proposta da Reforma Sanitária gestada pelo Movimento Sanitário subsidiou grandes avanços na legislação brasileira. As determinações constitucionais em relação à saúde foram regulamentadas pelas leis federais n. 8.080/90 e 8.142/90, Lei Orgânica de Saúde e Lei Orgânica do SUS, respectivamente. Assim, os objetivos foram definidos e as ferramentas foram dadas, para os enfrentamentos que o Brasil enfrenta com a saúde. No entanto, a construção do SUS foi, na verdade, um grande exercício de cidadania. Sobre essas leis, é possível afirmar que:


a - Às instituições privadas de saúde é obrigatória a participação dos processos de gestão no SUS.
b - Não fazem parte das ações do SUS: vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
c - Ambas as leis são a base da regulamentação de toda e qualquer atividade de saúde no Brasil, pública ou privada.
d - O profissional de saúde possui funções de promoção, proteção e recuperação da saúde, sendo dever prestar assistência humanizada.
e - A participação da comunidade na gestão do SUS é restrita e constitui um desafio para os enfrentamentos e controle de estratégias políticas, sociais e econômicas.

Essa pergunta também está no material:

Saúde pública e Farmacoepidemiologia - Ciências do Ambiente e Bioclimatologia
6 pág.

Farmacoepidemiologia Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c - Ambas as leis são a base da regulamentação de toda e qualquer atividade de saúde no Brasil, pública ou privada. A Lei n. 8.080/90, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, estabelece as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Já a Lei n. 8.142/90, conhecida como Lei Orgânica do SUS, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Ambas as leis são fundamentais para a regulamentação das atividades de saúde no Brasil, tanto no setor público quanto no privado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais