Buscar

Defina as razões (biológicas e cite circunstâncias clínicas) para a ocorrência de cada um dos processos do DOGMA CENTRAL. Replicação: para a dupli...

Defina as razões (biológicas e cite circunstâncias clínicas) para a ocorrência de cada um dos processos do DOGMA CENTRAL.

Replicação: para a duplicação do DNA, a fim de que ocorram as divisões celulares. Clinicamente é para o crescimento (mitos) e gametogênese (meiose).
Transcrição: ocorre para formar o RNA.
Tradução: Essencial para a síntese proteica, nutriente essencial para o corpo.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido - Dogma
3 pág.

Bases Biológicas Faculdade de Odontologia São Leopoldo MandicFaculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No Dogma Central da Biologia Molecular, temos três processos principais: replicação, transcrição e tradução. Vou explicar as razões biológicas e citar algumas circunstâncias clínicas para a ocorrência de cada um deles: 1. Replicação: A replicação do DNA ocorre para que haja a duplicação do material genético antes das divisões celulares. Isso é essencial para garantir que cada célula filha receba uma cópia completa e idêntica do DNA. Clinicamente, a replicação é importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo, tanto em mitoses (divisões celulares normais) quanto na gametogênese (formação de gametas durante a reprodução). 2. Transcrição: A transcrição é o processo pelo qual a informação genética contida no DNA é copiada para a molécula de RNA mensageiro (mRNA). Essa cópia do DNA é necessária para que a informação genética possa ser transportada para fora do núcleo da célula e utilizada na síntese de proteínas. Clinicamente, a transcrição desempenha um papel importante na expressão gênica e na regulação dos processos celulares. Alterações na transcrição podem levar a doenças genéticas e distúrbios no funcionamento celular. 3. Tradução: A tradução é o processo pelo qual a informação contida no mRNA é utilizada para sintetizar proteínas. É essencial para a produção de todas as proteínas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. Clinicamente, a tradução é importante para a síntese de enzimas, hormônios, anticorpos e outras proteínas essenciais para o corpo humano. Defeitos na tradução podem levar a distúrbios metabólicos e doenças genéticas. Esses processos do Dogma Central são fundamentais para a manutenção da vida e o funcionamento adequado dos organismos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais