Buscar

Sobre os princípios constitucionais que regem a execução penal, é correto afirmar que: O princípio da humanidade das penas garante que os efeitos ...

Sobre os princípios constitucionais que regem a execução penal, é correto afirmar que:

O princípio da humanidade das penas garante que os efeitos da condenação não extrapolarão as pessoas responsáveis pelo ilícito penal.
O princípio da individualização das penas é o que legitima que mulheres gestantes possam fazer jus à prisão domiciliar.
O princípio da intranscendência da pena, ou transcendência mínima, impede que a progressão de regime ocorra de forma automática.
O princípio da humanidade das penas é violado com a previsão legal da vedação à revista vexatória.
A humanidade das penas é plenamente cumprido na execução das penas no Brasil, a despeito da superlotação das unidades prisionais.
A
B
C
D

Essa pergunta também está no material:

Teorias da sanção penal (2)
34 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "O princípio da humanidade das penas é violado com a previsão legal da vedação à revista vexatória." Os princípios constitucionais que regem a execução penal são: legalidade, humanidade, individualização da pena, intranscendência da pena, contraditório e ampla defesa, presunção de inocência, igualdade, segurança, ressocialização e não retroatividade da lei penal mais gravosa. O princípio da humanidade das penas garante que as penas não sejam cruéis, desumanas ou degradantes, e que os efeitos da condenação não extrapolem a pessoa do condenado. A vedação à revista vexatória é uma medida que visa garantir a dignidade da pessoa humana e, portanto, é uma forma de proteger o princípio da humanidade das penas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais