Buscar

É correto afirmar que: a. Estão incorretas todas as afirmativas b. O código de Talião contia a Lei de Hamurabi. Foi o código menos relevante da hi...

É correto afirmar que:

a. Estão incorretas todas as afirmativas
b. O código de Talião contia a Lei de Hamurabi. Foi o código menos relevante da história pois previa somente os conflitos, mas não a solução para eles. Muitas guerras e mutilações aconteceram, por isso a expressão “olho por olho, dente por dente”.
c. O código de hammurabi é considerado um dos mais antigos códigos da humanidade, e traz uma estrutura muito parecida com a dos códigos modernos. Tinha como pilar mestre a Lei de Talião, que previa que quem sofria um dano, tinha direito de causar o mesmo tipo de dano ao agressor (olho por olho, dente por dente).
d. A lei escrita de hoje em dia, assim como no código de talião/hamurabi, busca a vingança contra o agressor. O conceito de indenização monetária/patrimonial é até legal, mas nunca funcionou direito na prática, pois quando aplicada a parte lesada nunca é verdadeiramente compensada. Por exemplo, se um sujeito segar o outro, para a vítima mais vale furar o olho do seu agressor (como punição) do que receber uma indenização patrimonial/monetária, assim como reza a Blíblia: “olho por olho, dente por dente”.
e. Os códigos escritos são uma invenção da burguesia para controlar o proletariado. Por isso a expressão “o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre. É que o de cima sobe e o de baixo desce!”.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO EMPRESARIAL
9 pág.

Direito Empresarial I Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

💡 1 Resposta

User badge image

Drielle Ragassi

O código de hammurabi é considerado um dos mais antigos códigos da humanidade, e traz uma estrutura muito parecida com a dos códigos modernos. Tinha como pilar mestre a Lei de Talião, que previa que quem sofria um dano, tinha direito de causar o mesmo tipo de dano ao agressor (olho por olho, dente por dente).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais