Buscar

As principais diferenças entre as entidades federativas e as pessoas jurídicas de direito público da Administração Indireta (autarquias, por exempl...

As principais diferenças entre as entidades federativas e as pessoas jurídicas de direito público da Administração Indireta (autarquias, por exemplo) são as seguintes:

As entidades federativas integram a Administração Pública Direta, já as entidades públicas descentralizadas compõem a Administração Pública Indireta.
As entidades federativas são pessoas político-administrativas, já as entidades descentralizadas têm personalidade puramente administrativa.
As entidades federativas exercem funções legislativas, executivas e jurisdicionais (exceto os Municípios), enquanto as entidades descentralizadas exercem apenas funções executivas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais diferenças entre as entidades federativas e as pessoas jurídicas de direito público da Administração Indireta, como as autarquias, por exemplo, são as seguintes: 1. Integração na Administração Pública: As entidades federativas fazem parte da Administração Pública Direta, enquanto as entidades públicas descentralizadas compõem a Administração Pública Indireta. 2. Natureza jurídica: As entidades federativas são pessoas político-administrativas, enquanto as entidades descentralizadas possuem personalidade puramente administrativa. 3. Funções exercidas: As entidades federativas exercem funções legislativas, executivas e jurisdicionais (exceto os Municípios), enquanto as entidades descentralizadas exercem apenas funções executivas. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das diferenças entre essas entidades, e existem outras características específicas que podem variar de acordo com cada caso.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais