Buscar

Existem crimes em que se mostra fundamental a análise do dolo, se de dano ou de perigo, para efeito de enquadrar corretamente a conduta e responsab...

Existem crimes em que se mostra fundamental a análise do dolo, se de dano ou de perigo, para efeito de enquadrar corretamente a conduta e responsabilizar o indivíduo. Veja-se o caso do art. 130 do CP, que incrimina o ato de quem, sendo portador de doença venérea, realiza contato sexual capaz de transmiti-la. Se o agente pratica a conduta visando tão somente o prazer sexual (dolo de perigo), incorre no caput, em que a pena é de detenção, de três meses a um ano. Se, por outro lado, objetiva transmitir a moléstia (dolo de dano), responde pela forma qualificada prevista no § 1º (pena de reclusão, de um a quatro anos).

O art. 130 do CP incrimina o ato de quem, sendo portador de doença venérea, realiza contato sexual capaz de transmiti-la.
Se o agente pratica a conduta visando tão somente o prazer sexual (dolo de perigo), incorre no caput, em que a pena é de detenção, de três meses a um ano.
Se o agente objetiva transmitir a moléstia (dolo de dano), responde pela forma qualificada prevista no § 1º (pena de reclusão, de um a quatro anos).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta um exemplo de crime em que a análise do dolo é fundamental para enquadrar corretamente a conduta e responsabilizar o indivíduo. No caso do art. 130 do Código Penal, que incrimina o ato de quem, sendo portador de doença venérea, realiza contato sexual capaz de transmiti-la, se o agente pratica a conduta visando tão somente o prazer sexual (dolo de perigo), incorre no caput, em que a pena é de detenção, de três meses a um ano. Se, por outro lado, objetiva transmitir a moléstia (dolo de dano), responde pela forma qualificada prevista no § 1º (pena de reclusão, de um a quatro anos).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais