Logo Passei Direto
Buscar

História

Colégio Objetivo
Com relação a essa corrente, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso: ( ) Para os positivistas, a História entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade. ( ) Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida. ( ) Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado. ( ) O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos. ( ) Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único. A sequência correta é: Escolha uma opção:

Para os positivistas, a História entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade.
Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida.
Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado.
O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos.
Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único.
a. F, V, F, F, F.
b. F, F, F, F, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, V, V.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é a alternativa "d": V, F, F, F, V. Justificativa: - (V) Para os positivistas, a História entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade. - (F) Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida. (Os positivistas acreditavam que a ciência deveria se basear em fatos observáveis e mensuráveis, mas não necessariamente excluíam a religião ou outras dimensões metafísicas da vida). - (F) Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado. (Os positivistas valorizavam especialmente as fontes documentais, mas não necessariamente admitiam todas as fontes legítimas). - (F) O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos. (Os positivistas acreditavam que a história deveria ser objetiva e baseada em fatos observáveis, sem a interferência da subjetividade do historiador). - (V) Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para Michel de Certeau (1986), a historiografia se relaciona intimamente com o lugar social dos seus produtores. Pensando nas discussões teóricas que tivemos sobre a produção do conhecimento histórico, analise as afirmativas abaixo e identifique a sentença correta.

A historiografia não é influenciada por questões suscitadas pelo presente.
Dos diferentes lugares e momentos em que o historiador se encontra é onde também nascem as diferentes abordagens historiográficas.
A escrita da história independente das relações de classe, gênero, nação e geração.
O historiador deve negar o seu tempo histórico para se debruçar sobre o passado.
As abordagens historiográficas não devem corresponder a interesses ou crenças de um povo.
a. A historiografia não é influenciada por questões suscitadas pelo presente.
b. Dos diferentes lugares e momentos em que o historiador se encontra é onde também nascem as diferentes abordagens historiográficas.
c. A escrita da história independente das relações de classe, gênero, nação e geração.
d. O historiador deve negar o seu tempo histórico para se debruçar sobre o passado.
e. As abordagens historiográficas não devem corresponder a interesses ou crenças de um povo.

Com relação à Escola Metódica, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso:

Para os positivistas, a História é entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade.
Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida.
Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado.
O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos.
Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único.
a. F, V, F, F, F.
b. F, F, F, F, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, V, V.

Dentre as contribuições do historiador Marc Bloch, destacam-se algumas noções conceituais importantes para a compreensão do ofício do historiador. Analise as afirmativas abaixo e identifique a sentença correta.

A história é uma ciência que se ocupa do passado humano.
A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos.
A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete.
A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete, levando em conta o contexto em que eles ocorreram.
A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete, levando em conta o contexto em que eles ocorreram, e que esteja atento às fontes utilizadas na construção do conhecimento histórico.
a. A história é uma ciência que se ocupa do passado humano.
b. A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos.
c. A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete.
d. A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete, levando em conta o contexto em que eles ocorreram.
e. A história é uma ciência que se ocupa do passado humano, mas que não pode ser reduzida a uma simples acumulação de fatos, pois é necessário que o historiador estabeleça relações entre os fatos e os interprete, levando em conta o contexto em que eles ocorreram, e que esteja atento às fontes utilizadas na construção do conhecimento histórico.

No início do século XXI, os currículos de História e Geografia foram influenciados por concepções educacionais que visavam ampliar a construção de um conhecimento plural e democrático.
De acordo com o excerto apresentado, analise as asserções a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A implementação da lei 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino de cultura e história afro-brasileira e africana no ensino básico.
( ) O governo passou a incentivar processos educativos orientados por valores, visões de mundo e conhecimentos eurocêntricos.
( ) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, passou a ser incentivado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
( ) O governo instituiu a lei 11.645/08 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena no ensino básico.
( ) Os currículos buscaram corroborar conteúdos que refletissem sobre as desigualdades observadas, ainda hoje, como resultado da escravidão.
A sequência correta é:


a. F, F, V, F, V.
b. V, F, V, V, V.
c. F, F, V, V, V.
d. F, F, F, F, V.
e. V, V, F, F, V.

O ensino das disciplinas de Geografia e História tiveram seus paradigmas consideravelmente modificados na década de 1990.
Com relação às modificações próprias desse período, analise as asserções a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O governo instituiu um decreto de incentivo às licenciaturas curtas.
( ) As disciplinas de História e Geografia passaram a ser lecionadas por qualquer docente com formação em humanidades.
( ) Com a LDB houve a substituição da disciplina de Estudos Sociais pelas disciplinas de História e Geografia nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
( ) A disciplina de Moral e Cívica passo


Opção não disponível.

Com relação a essa corrente, analise as sentenças abaixo e assinale verdadeiro ou falso: ( ) Para os positivistas, a História entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade. ( ) Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida. ( ) Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado. ( ) O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos. ( ) Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único. A sequência correta é: Escolha uma opção:

Para os positivistas, a História entendida como uma ciência se distanciava de concepções metafísicas da realidade.
Para os positivistas, a ciência não deve se relacionar com noções humanas advindas da religião ou de outras dimensões metafísicas da vida.
Todos os documentos têm historicidade, contam uma história de como, quando, e por que foram produzidos, logo os positivistas admitiam todas as fontes legítimas na tentativa de investigar o passado.
O historiador deveria admitir sua subjetividade e construir hipóteses sobre os fatos.
Os positivistas se preocupavam com o irrepetível, singular, individual, com seu valor intrínseco, único.
a. F, V, F, F, F.
b. F, F, F, F, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, F, F, V.
e. V, V, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina