Buscar

Várias são as anomalias craniofaciais que têm participação na etiologia das más oclusões, mas as de interesse ortodôntico são principalmente: Fissu...

Várias são as anomalias craniofaciais que têm participação na etiologia das más oclusões, mas as de interesse ortodôntico são principalmente:
Fissuras labiopalatinas
Disostose cleidocraniana
Displasia ectodérmica
I - Falta de fusão entre os processos palatinos e/ou os segmentos que formam o lábio superior, comprometendo arcada superior em maior ou menor extensão de acordo com o tipo de fissura. Classificam-se em: Grupo I: Pré-forame, Grupo II: Trans-forame, Grupo III: Pós-forame.
II - Deformidade congênita geralmente associada à hereditariedade, que também pode provocar alterações ao nível da cavidade bucal. Sinal clínico mais característico: hipoplasia da clavícula e fechamento tardio das fontanelas cranianas.
III - Anomalia de caráter hereditário caracterizada pela falta de desenvolvimento dos tecidos de origem ectodérmica. Os portadores desta anomalia geralmente apresentam anormalidades de cabelo, unhas, cílios, pele, dentes, face, e glândulas anexas (sebáceas e sudoríparas principalmente) além de apresentarem uma aparência de senilidade.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES EM ODONTOLOGIA
70 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As anomalias craniofaciais de interesse ortodôntico são principalmente as fissuras labiopalatinas, que são classificadas em três grupos: pré-forame, trans-forame e pós-forame. Essas fissuras comprometem a arcada superior em maior ou menor extensão, de acordo com o tipo de fissura. Além disso, a disostose cleidocraniana é uma deformidade congênita geralmente associada à hereditariedade, que também pode provocar alterações ao nível da cavidade bucal, sendo o sinal clínico mais característico a hipoplasia da clavícula e fechamento tardio das fontanelas cranianas. Já a displasia ectodérmica é uma anomalia de caráter hereditário caracterizada pela falta de desenvolvimento dos tecidos de origem ectodérmica, que pode afetar cabelo, unhas, cílios, pele, dentes, face e glândulas anexas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais