Buscar

A figura em anexo apresenta o experimento de Young, onde uma placa S2 com duas fendas foi utilizada para propagar uma única onda em duas sobre a pl...

A figura em anexo apresenta o experimento de Young, onde uma placa S2 com duas fendas foi utilizada para propagar uma única onda em duas sobre a placa F. O resultado foi as marcas que você pode observar na direita, com valores alternados de máximos e mínimos. Identifique o fenômeno que leva a essa forma para as marcas e explique como acontecem.

*O fenômeno que leva a essas marcas é a interferência.
*O crítico nesse experimento é a distância dos pontos b e c até os vários pontos na placa F.
*No ponto central, as duas chegam ao mesmo tempo, portanto ocorre interferência construtiva.
*Já um pouco mais longe do centro elas chegam defasadas, ocorrendo interferência destrutiva.
*Conforme se move para longe do centro, a defasagem chega a 360º, ocorrendo interferência construtiva novamente, e assim por diante.

Essa pergunta também está no material:

Instrumentos de sopro e interferência luminosa
3 pág.

Física Geral e Experimental Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

23 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O fenômeno que leva a essas marcas é a interferência. Quando a onda passa pelas duas fendas, ela se divide em duas ondas que se propagam em direções diferentes e se encontram novamente na tela. Dependendo da diferença de fase entre as ondas, pode ocorrer interferência construtiva, onde as cristas das ondas se somam, resultando em um máximo de intensidade, ou interferência destrutiva, onde as cristas de uma onda se anulam com os vales da outra onda, resultando em um mínimo de intensidade. A distância entre as fendas e a tela é crítica para o experimento, pois determina a diferença de fase entre as ondas. No ponto central, as duas ondas chegam em fase, ocorrendo interferência construtiva. À medida que se afasta do centro, a diferença de fase aumenta, ocorrendo interferência destrutiva. Quando a diferença de fase chega a 360º, ocorre interferência construtiva novamente, e assim por diante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina