Buscar

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune que se caracteriza, principalmente, por poliartrite crônica simétrica de grandes e pequenas articu...

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune que se caracteriza, principalmente, por poliartrite crônica simétrica de grandes e pequenas articulações, rigidez matinal e que pode levar a comprometimento musculoesquelético, com impotência funcional. Tais fatores contribuem para a incapacidade e para a ineficiência física desses pacientes. Dentre as estratégias de tratamento não farmacológicas da AR, destaca-se a prática de exercícios físicos que aborda o desenvolvimento da amplitude do movimento, da funcionalidade, da capacidade cardiovascular e da força muscular. Em geral, os exercícios físicos são seguros e recomendados para portadores de AR e outras doenças reumáticas. Os pacientes com AR apresentam maior risco de doença cardiovascular. O possível efeito da atividade física sobre o risco cardiovascular, perfis inflamatório e imunológico é de grande interesse para os profissionais de saúde. Estudos mostram que restrição de exercício físico para pacientes com AR estão relacionadas, principalmente, à piora da sintomatologia articular, fato que pode contribuir tanto para a inatividade e o destreinamento da capacidade aeróbia, quanto para o aumento do risco cardiovascular. Outro fator que pode influenciar a capacidade funcional é a caquexia reumatoide, que ocorre em aproximadamente 66% dos pacientes com AR, e é caracterizada por perda de massa celular, predominantemente, de musculoesquelético (sarcopenia), sendo sua etiologia multifatorial, incluindo o aumento da produção de citocinas pró-inflamatórias, alterações hormonais e a própria inatividade física. Nesse sentido, exercícios que promovam ganhos de força e massa muscular estão associados à melhora da funcionalidade, além de também serem eficazes como adjuvantes no controle da atividade da doença.

Fonte: SANTANA, F. S. de. et al. Avaliação da capacidade funcional em pacientes com artrite reumatoide: implicações para a recomendação de exercícios físicos. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 54, n. 5, p. 378-385, 2014. Disponível . Acesso em 03 out. 2022.

 

Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta:

 

Grupo de escolhas da pergunta



A artrite reumatoide pode ser fácil de diagnosticar em seus estágios iniciais, porque os primeiros sinais e sintomas imitam os de muitas outras doenças.


A brevidade no início do tratamento da AR com fármacos e exercícios físicos minimizará os sintomas do portador, além da possibilidade da cura, após estabelecer a diminuição do processo inflamatório.


O exercício exerce papel fundamental para que o sistema imunológico trabalhe de maneira independente. Os mecanismos de defesa vão aumentar de acordo com o treinamento, considerando o volume de treino e intensidade do exercício.


Educadores físicos e equipe multiprofissional podem estabelecer relações eficientes de colaboração para que as pessoas com artrite consigam exercer suas atividades laborais de maneira eficiente, garantindo o amortecimento e o estiramento da musculatura.


Para o tratamento da AR, além de fármacos utilizados para o controle da inflamação, o exercício é um dos principais tratamentos para ajudar a reduzir a deficiência frequentemente associada à AR.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as reflexões apresentadas, a opção correta é: "Para o tratamento da AR, além de fármacos utilizados para o controle da inflamação, o exercício é um dos principais tratamentos para ajudar a reduzir a deficiência frequentemente associada à AR."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais