Buscar

Uma determinada barra está submetida a esforços, cujo estado plano de tensões, representado na Figura 2. Neste contexto, FAÇA UMA ANÁLISE ALGÉBRICA...

Uma determinada barra está submetida a esforços, cujo estado plano de tensões, representado na Figura 2. Neste contexto, FAÇA UMA ANÁLISE ALGÉBRICA do estado plano de tensões acima e DETERMINE: a) Orientação dos planos principais; b) As tensões principais; c) A tensão de cisalhamento máxima.
a) Orientação dos planos principais
b) As tensões principais
c) A tensão de cisalhamento máxima
O estado plano de tensões é representado por uma tensão normal no eixo x de 40 MPa, uma tensão normal no eixo y de 60 MPa e uma tensão de cisalhamento de 35 MPa.
A orientação dos planos principais é de 37,03° e 127,03°.
As tensões principais são de -13,6 MPa e -80,4 MPa.
A tensão de cisalhamento máxima é de 36,4 MPa.

Essa pergunta também está no material:

MECANICA RESIST MATERIAIS LISTA 1
9 pág.

Mecânica e Resistência dos Materiais Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta para a análise algébrica do estado plano de tensões é:
a) Orientação dos planos principais: 37,03° e 127,03°.
b) As tensões principais: -13,6 MPa e -80,4 MPa.
c) A tensão de cisalhamento máxima: 36,4 MPa.
As tensões normais no eixo x e no eixo y são, respectivamente, 40 MPa e 60 MPa, enquanto a tensão de cisalhamento é de 35 MPa. Para determinar a orientação dos planos principais, é necessário calcular o ângulo de inclinação dos planos em relação ao eixo x, que pode ser obtido por meio da equação: tan(2θ) = 2τxy/(σx - σy), onde θ é o ângulo de inclinação dos planos principais e τxy é a tensão de cisalhamento. Após o cálculo, obtemos os valores de 37,03° e 127,03° para a orientação dos planos principais. As tensões principais podem ser calculadas por meio da equação: σ1,2 = (σx + σy)/2 ± [(σx - σy)/2]^2 + τxy^2)^0,5. Por fim, a tensão de cisalhamento máxima pode ser obtida por meio da equação: τmax = (σ1 - σ2)/2.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais