Buscar

32. a) Em certas raças de cachorro o genótipo C- produz uma pelagem pigmentada, ao passo que cc origina uma pelagem branca (não albina). Outro par ...

32. a) Em certas raças de cachorro o genótipo C- produz uma pelagem pigmentada, ao passo que cc origina uma pelagem branca (não albina). Outro par de alelos (B e b) determina a cor da pelagem nos cães C-, e assim os animais C-B- são pretos e os C-bb são marrons. Suponha que sejam cruzados dois animais do genótipo CcBb. Qual proporção fenotípica resulta nas crias de um grande número de tais cruzamentos? b) Em vez de ação gênica descrita no problema anterior, suponha que os animais C- sejam brancos, enquanto que os cc tenham pelagem pigmentada. Suponha também que o par de alelos B, b produza cor (na presença de cc) como no problema anterior. Se dois cães CcBb forem cruzados, qual proporção fenotípica seria esperada na F2? c) Dê as proporções fenotípicas em F1 resultantes do cruzamento de dois cães CcBb se C - for um genótipo de inibição de cor, cc um genótipo produzindo uma pelagem pigmentada, e os animais B - com pelagem castanha e os bb preta. d) Se, em outra raça de cães, C - for responsável por uma pelagem pigmentada e cc por não-pigmentada, B - produzir pelagem castanha e bb preta, qual será a proporção fenotípica na F1 do cruzamento CcBb x CcBb?

a) Calcular a proporção fenotípica resultante do cruzamento de dois animais do genótipo CcBb.
b) Calcular a proporção fenotípica esperada na F2 se dois cães CcBb forem cruzados.
c) Calcular as proporções fenotípicas em F1 resultantes do cruzamento de dois cães CcBb se C - for um genótipo de inibição de cor, cc um genótipo produzindo uma pelagem pigmentada, e os animais B - com pelagem castanha e os bb preta.
d) Calcular a proporção fenotípica na F1 do cruzamento CcBb x CcBb se, em outra raça de cães, C - for responsável por uma pelagem pigmentada e cc por não-pigmentada, B - produzir pelagem castanha e bb preta.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Genética
7 pág.

Genética I Universidade Leão SampaioUniversidade Leão Sampaio

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A proporção fenotípica resultante do cruzamento de dois animais do genótipo CcBb é de 9:3:3:1, ou seja, 9 cães pretos (C-B-), 3 cães marrons (C-bb), 3 cães com pelagem pigmentada branca (ccB-) e 1 cão com pelagem branca (ccbb). b) Na F2, a proporção fenotípica esperada seria de 9:3:4, ou seja, 9 cães pretos (C-B-), 3 cães marrons (C-bb) e 4 cães com pelagem pigmentada branca (ccB-). c) As proporções fenotípicas em F1 resultantes do cruzamento de dois cães CcBb seriam de 3:1:3:1:3:1:1:1, ou seja, 3 cães pretos com pelagem pigmentada branca (C-B-ccB-), 1 cão preto com pelagem branca (C-B-ccbb), 3 cães marrons com pelagem pigmentada branca (C-bbccB-), 1 cão marrom com pelagem branca (C-bbccbb), 3 cães com pelagem pigmentada castanha (ccB-C-B-), 1 cão com pelagem castanha (ccB-C-bb), 1 cão com pelagem pigmentada branca (ccbbC-B-) e 1 cão com pelagem branca (ccbbC-bb). d) Se C - for responsável por uma pelagem pigmentada e cc por não-pigmentada, B - produzir pelagem castanha e bb preta, a proporção fenotípica na F1 do cruzamento CcBb x CcBb seria de 9:3:3:1, ou seja, 9 cães com pelagem pigmentada preta (C-B-), 3 cães com pelagem pigmentada castanha (ccB-C-B-), 3 cães com pelagem pigmentada branca (ccB-C-), e 1 cão com pelagem branca (ccbb).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais