Buscar

A estudante Aline Cristina, do curso de pedagogia, observa, durante seu estágio, que a professora leva para a sala de aula uma televisão e um apare...

A estudante Aline Cristina, do curso de pedagogia, observa, durante seu estágio, que a professora leva para a sala de aula uma televisão e um aparelho de DVD. A professora, em silencio, pega o seu filme na sua bolsa, insere o vídeo no equipamento e inicia a transmissão. Os alunos, paralisados, começam a assistir ao filme. Duas aulas depois, o vídeo se encerra e a professora, calada, retira seu DVD e sai da sala, apenas despedindo dos alunos. O filme exibido é atual, recente e a estudante tenta relacioná-lo com o conteúdo programático, mas não encontra nenhuma ligação. No próximo dia, a professora não faz nenhum relato, não fala nada e apenas pergunta: “Gostaram do filme?” Embora a professora tenha utilizado um recurso tecnológico, podemos afirmar que os filmes e vídeos devem ser usados:

I – Para fazer analogias com outras concepções, métodos, técnicas e resultados que já foram ou podem ser explorados em sala de aula.
II – Para ter a função de apresentar conceitos novos ou já estudados, no sentido de motivar o aluno, despertar a curiosidade e o interesse, além de transmitir as ideias básicas relacionadas com o conteúdo da aula.
III – Como complementação dos conceitos/ conteúdos de forma textual. O texto pode ser mais linear, detalhado e acrescido de exercícios de fixação e aplicação. Vídeos e textos devem se complementar mutuamente. ncia com a matéria estudada, o que importa é que esteja inserindo novos conceitos aos alunos.
C) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

APANHADO COMPLETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIP 2023
17 pág.

Pedagogia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição apresentada, podemos afirmar que os filmes e vídeos devem ser usados para: I - Fazer analogias com outras concepções, métodos, técnicas e resultados que já foram ou podem ser explorados em sala de aula. II - Ter a função de apresentar conceitos novos ou já estudados, no sentido de motivar o aluno, despertar a curiosidade e o interesse, além de transmitir as ideias básicas relacionadas com o conteúdo da aula. III - Complementar os conceitos/ conteúdos de forma textual. O texto pode ser mais linear, detalhado e acrescido de exercícios de fixação e aplicação. Vídeos e textos devem se complementar mutuamente. Portanto, a alternativa correta é a C) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais