Buscar

Sobre os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário, analise as afirmativas abaixo: I. Qualquer ação ou omissão, sempre dolos...

Sobre os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário, analise as afirmativas abaixo:
I. Qualquer ação ou omissão, sempre dolosa, que enseje efetiva e comprovada perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas configura ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.
II. A partir da alteração promovida pela Lei 14.230, de outubro de 2021, só haverá ato de improbidade por prejuízo ao erário se houver efetiva e comprovada perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas.
III. Os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário estão previstos no art. 10 da Lei nº 8.429/1992.
IV. As sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário são: perda dos bens, ressarcimento do dano (se houver dano efetivo), perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 anos, multa civil igual ao acréscimo patrimonial e proibição de contratar por até 14 anos.
V. Para que haja ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário, é necessário que o agente público tenha agido com dolo.
1
2
3
4
5
a) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Legislação I curso-205532-aula-00-92c5-completo
136 pág.

Gestão das Informações Faculdade Santo AntonioFaculdade Santo Antonio

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois qualquer ação ou omissão, sempre dolosa, que enseje efetiva e comprovada perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas configura ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário. - A afirmativa II está incorreta, pois a Lei 14.230/2021 não alterou a necessidade de efetiva e comprovada perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades públicas para configuração de ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário. - A afirmativa III está correta, pois os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário estão previstos no art. 10 da Lei nº 8.429/1992. - A afirmativa IV está correta, pois as sanções aplicáveis aos atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário são: perda dos bens, ressarcimento do dano (se houver dano efetivo), perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 anos, multa civil igual ao acréscimo patrimonial e proibição de contratar por até 14 anos. - A afirmativa V está incorreta, pois não é necessário que o agente público tenha agido com dolo para que haja ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais