Buscar

10) No que se refere à liderança, faça uma pesquisa sobre as principais modelos e escolha um para descrever sobre ele. Liderança Autocrática (Foco...

10) No que se refere à liderança, faça uma pesquisa sobre as principais modelos e escolha um para descrever sobre ele.

Liderança Autocrática (Foco no Chefe) - Neste modelo, o líder é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Com perfil de “chefe”, este gestor leva os seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando veementemente resultados, pressionando, não considerando suas sugestões e não permitindo que intervenham ou constem suas ações.

Essa pergunta também está no material:

Atividade de Pesquisa - Empreendedorismo
3 pág.

Empreendedorismo OutrosOutros

💡 2 Respostas

User badge image

Claytinho do borogodó

Em uma liderança autocrática, todas as tomadas de decisão são centralizadas em uma só voz. Esse estilo é considerado o mais tradicional e é comumente encontrado em empresas com perfil mais conservador.

O estilo autocrático é bastante marcado pela ausência de espaço para a contribuição dos funcionários e, por isso, costuma ter resultados negativos. Isso se explica pela retirada de autonomia dos subordinados em suas funções, fator que pode influenciar na desestabilização harmônica do ambiente.

Além disso, o desempenho das tarefas também pode ser diretamente afetado, já que os funcionários trabalharão sob intensa pressão e só intensificarão suas atividades na presença do chefe autocrático. A verdade é que, em ambientes de liderança autocrática, as atividades são realizadas por mero cumprimento de tarefa.

A propensão de conflitos organizacionais em casos como esse não ocorre apenas em relação ao chefe, vale ressaltar. Isso porque a desestabilização da harmonia do ambiente influencia a todos de igual modo. Dessa forma, a equipe se torna mais sensível e propensa a conflitos constantes.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A liderança autocrática é um modelo em que o líder centraliza todo o poder e não permite que os liderados participem das decisões. Esse tipo de líder é conhecido por ter um perfil de "chefe", levando seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando resultados de forma veemente, pressionando e não considerando suas sugestões. Esse modelo de liderança pode ser eficaz em situações de crise ou em ambientes altamente regulamentados, mas pode levar a baixa motivação e insatisfação dos colaboradores. É importante que o líder autocrático esteja ciente dos impactos de seu estilo de liderança e busque alternativas para envolver seus liderados nas decisões e ações da equipe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais