Buscar

O art. 42 da Lei 9.430/96 criou uma nova hipótese de incidência para o imposto de renda? Essa hipótese de incidência baseia-se em uma presunção ou ...

O art. 42 da Lei 9.430/96 criou uma nova hipótese de incidência para o imposto de renda? Essa hipótese de incidência baseia-se em uma presunção ou em uma ficção? O direito tributário admite o uso de presunções e de ficções para tanto? (Vide anexo IV).

Inexistindo comprovação da respectiva origem, haverá presunção de que há renda, de modo que se tributará a quantia.
Assume-se a criação de nova hipótese de incidência, uma vez que a situação descreve novo fato gerador para a incidência do tributo em questão, que é a suposição da aferição de renda.
Entende-se pela inconstitucionalidade da questão, uma vez que o art. 146, inciso III, a, da Constituição Federal reputa como competente para a criação da base de cálculo tributária a lei complementar, o que não foi respeitado pelo legislador mencionado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O art. 42 da Lei 9.430/96 criou uma nova hipótese de incidência para o imposto de renda, baseada em uma presunção de que há renda, caso não haja comprovação da respectiva origem. O direito tributário admite o uso de presunções para a incidência do tributo. Quanto à inconstitucionalidade da questão, é possível argumentar que o art. 146, inciso III, a, da Constituição Federal exige lei complementar para a criação da base de cálculo tributária, o que não foi respeitado pelo legislador ao criar a nova hipótese de incidência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais