Buscar

A atual tabela progressiva do imposto sobre a renda da pessoa física prevê alíquotas de 7,5%, 15%, 22,50% e 27,5%. Tal previsão observa o princípio...

A atual tabela progressiva do imposto sobre a renda da pessoa física prevê alíquotas de 7,5%, 15%, 22,50% e 27,5%. Tal previsão observa o princípio da progressividade? Qual é o efeito da chamada “parcela a deduzir”? Pode a lei restringir as deduções, da base de cálculo do IRPF (vide art. 4º da Lei 9.250/95)? Há parâmetros constitucionais ou legais para a fixação dos abatimentos e deduções possíveis?

A atual tabela progressiva do imposto sobre a renda da pessoa física prevê alíquotas crescentes, o que observa o princípio da progressividade.
A parcela a deduzir é um valor fixo que é subtraído da base de cálculo do imposto, reduzindo o valor a ser pago.
A lei pode restringir as deduções, da base de cálculo do IRPF.
Há parâmetros constitucionais ou legais para a fixação dos abatimentos e deduções possíveis.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a atual tabela progressiva do imposto sobre a renda da pessoa física prevê alíquotas crescentes, o que observa o princípio da progressividade. Isso significa que quanto maior a renda, maior será a alíquota aplicada. A parcela a deduzir é um valor fixo que é subtraído da base de cálculo do imposto, reduzindo o valor a ser pago. Essa parcela varia de acordo com a faixa de renda em que o contribuinte se encontra. A lei pode restringir as deduções da base de cálculo do IRPF, ou seja, estabelecer limites para as despesas que podem ser deduzidas. Quanto aos parâmetros constitucionais ou legais para a fixação dos abatimentos e deduções possíveis, existem regras estabelecidas em lei que determinam quais despesas podem ser deduzidas e em que valores. Essas regras podem ser alteradas ao longo do tempo por meio de legislação específica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais