Buscar

Um contribuinte recolheu determinado tributo a partir de uma base de cálculo prevista em lei. A instrução normativa regulamentadora (IN n. 01/02) e...

Um contribuinte recolheu determinado tributo a partir de uma base de cálculo prevista em lei. A instrução normativa regulamentadora (IN n. 01/02) esclareceu que, na base de cálculo, não deveria ser considerado o valor do transporte pago a terceiro (frete). Um ano depois, a IN n. 03/03 esclareceu que o frete pago a terceiro integraria a base de cálculo do tributo em questão. Nesse contexto, o contribuinte consultou você questionando a necessidade de complementação do recolhimento durante a vigência da IN n. 01/02. O que você responderia? Analise os arts. 100, 103 e 146 do CTN na resposta. Responderia que não há necessidade de complementação, visto que, durante a vigência da IN n. 01/02, não era devida a inclusão do frete na base de cálculo do tributo. Essa alteração somente poderá surtir efeitos aos fatos geradores ocorridos após a a IN n. 03/03, nos exatos termos do artigo 100, inciso I, parágrafo único, artigo 103, inciso I e artigo 146, todos do CTN.

Não há necessidade de complementação do recolhimento durante a vigência da IN n. 01/02.
Essa alteração somente poderá surtir efeitos aos fatos geradores ocorridos após a a IN n. 03/03, nos exatos termos do artigo 100, inciso I, parágrafo único, artigo 103, inciso I e artigo 146, todos do CTN.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, você está correto. Não há necessidade de complementação do recolhimento durante a vigência da IN n. 01/02. Essa alteração somente poderá surtir efeitos aos fatos geradores ocorridos após a IN n. 03/03, de acordo com o artigo 100, inciso I, parágrafo único, artigo 103, inciso I e artigo 146, todos do CTN.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais