Buscar

Há situações em que o Estado atua relativamente a determinado grupo de contribuintes. Não se trata de ações gerais, a serem custeadas por impostos,...

Há situações em que o Estado atua relativamente a determinado grupo de contribuintes. Não se trata de ações gerais, a serem custeadas por impostos, tampouco específicas e divisíveis, a serem custeadas por taxa, mas de ações voltadas a finalidades específicas que se referem a determinados grupos de contribuintes, de modo que se busca, destes, o seu custeio através de tributo que se denomina de contribuições. Qual é a finalidade que autoriza a instituição de contribuições?


a) Gerar recursos para fazer frente a uma situação de calamidade ou guerra externa ou para investimento nacional relevante e urgente.
b) Custear obras públicas que impliquem particular enriquecimento de determinados contribuintes.
c) Custear atividades estatais que se referem a determinados grupos de contribuintes.
d) Custear atividades de interesse de categorias profissionais ou econômicas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A finalidade que autoriza a instituição de contribuições é a letra "a) Gerar recursos para fazer frente a uma situação de calamidade ou guerra externa ou para investimento nacional relevante e urgente." As contribuições são tributos que têm como finalidade específica o custeio de atividades estatais que se referem a determinados grupos de contribuintes, como é o caso de situações de calamidade ou guerra externa, ou para investimentos nacionais relevantes e urgentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais