Buscar

Agentes bióticos como fungos, vírus, bactérias e, nematoides, bem como insetos-pragas, podem ocasionar danos e ou injúrias aos tecidos da planta.Di...

Agentes bióticos como fungos, vírus, bactérias e, nematoides, bem como insetos-pragas, podem ocasionar danos e ou injúrias aos tecidos da planta.Disserte sobre as diferenças no conceito de doença e injúria, em fitopatologia.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Em fitopatologia, doença é um termo utilizado para descrever um distúrbio fisiológico ou anatômico que afeta o funcionamento normal da planta, causado por um agente patogênico, como fungos, vírus, bactérias, nematoides, entre outros. Esses agentes bióticos podem causar danos irreversíveis à planta, como a morte de tecidos, redução da produção e até mesmo a morte da planta. Por outro lado, injúria é um termo utilizado para descrever um dano físico causado à planta, que pode ser causado por agentes bióticos, como insetos-pragas, ou por fatores abióticos, como ventos fortes, granizo, geada, entre outros. As injúrias podem afetar a aparência da planta, mas geralmente não causam danos irreversíveis à sua saúde. Em resumo, a principal diferença entre doença e injúria em fitopatologia é que a doença é causada por um agente patogênico e pode causar danos irreversíveis à planta, enquanto a injúria é um dano físico causado por agentes bióticos ou abióticos e geralmente não causa danos irreversíveis à saúde da planta.

1
Dislike0
User badge image

SERGIO lista 2018

gentes bióticos como fungos, vírus, bactérias e, nematoides, bem como insetos-pragas, podem ocasionar danos e ou injúrias aos tecidos da planta.Disserte sobre as diferenças no conceito de doença e injúria, em fitopatologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais