Buscar

Paper, Bruno Pfleiger, Elizabete Caetano, Guilherme Vermohlen, Rodrido Eduardo

Prévia do material em texto

2
	A IMPORTANCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA	
Bruno Celso Pfleiger 
Elizabete Caetano 
Guilherme Vermohlen 
Rodrigo Eduardo¹
Neimar Francisco Willemann²
	
 
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Moura (2008, p. 2), relata que “um dos determinantes decisivos da competitividade é o desenvolvimento da tecnologia. Neste sentido, tem-se que a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma organização podem levar a uma vantagem competitiva”.
A busca do conhecimento é a busca eterna do Homem. Neste processo evolutivo, o homem ousou questionar suas verdades e filosofou, ousou experimentar descobriu o conhecimento empírico, estabeleceu regras e fez ciência e implementou tecnologias; e tudo isso movido pela curiosidade, pesquisou, e foi através da pesquisa, experiências e experimentações que avançamos da barbárie à compreensão do mundo que nos cerca. Assim, por isso é importante manter-se sempre a chama da investigação, independente do domínio da necessidade, pois ambas possuem um encontro perfeito quando produz no Homem a necessidade de criar, produzir novos métodos e técnicas e por conseguinte: fazer ciência e refletir seu estar no mundo (BOENTE; BRAGA, 2004).
A pesquisa trata de trazer resposta tanto positivas ao pesquisador quanto negativas, pois o mesmo pode realizar suas experiências e trazer tantos resultados positivos quanto respostas de caminhos que não deram certo. Pois a pesquisa é sempre continua, quando um pesquisador encerra o outro continua e traz novas contribuições a evolução da humanidade. (MATOS, LUDIANA, 2019).
Na atual conjuntura da economia nacional as empresas se instalam, porém, com certa limitação, devido à alta competitividade, qualidade dos produtos e concorrência pesada, o êxito empresarial está cada dia mais atrelado à capacidade de inovação tecnológica, colocando novos produtos no mercado, com custo-benefício maior para o cliente, melhor qualidade e em velocidade maior do que dos concorrentes. É neste cenário, que pode ser observado que P&D, se torna a mais clássica das atividades inovativas, assumindo papel de destaque, influenciando diretamente o processo de inovação das empresas e dominando o estado da arte das novas tecnologias (ANDREASSI. T. SGRACIA, 2002).
REFERÊNCIAS
ADREASSI, T.; SGRACIA, R. Relações entre indicadores de P&D e de resultado empresarial. Revista da administração da USP – RAUSP, v. 35, n 1, p. 63-71, 2002.
BOENTE, A. BRAGA. Metodologia científica e contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
MATOS, L entrevista feita por TV UNICESUMAR. A importância da pesquisa cientifica para a sociedade para a construção do conhecimento. (11 de julho de 2019). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?=ex5Jo5VPPSc&t=238s. Acesso em: 20 nov. 2020.
MOURA, G. L. Integração entre P&D e Planejamento Estratégico. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Agronomia (AGM0101) – Prática do Módulo I – 07/12/20

Continue navegando