Buscar

3 - Conforme Carvalho e Figueiredo (2014), a presença de furos, aberturas e embutimento de canalizações em elementos estruturais de concreto armado...

3 - Conforme Carvalho e Figueiredo (2014), a presença de furos, aberturas e embutimento de canalizações em elementos estruturais de concreto armado é admissível, desde que os mesmos tenham sido previstos ainda em etapa de projeto, que sejam examinados os impactos na resistência e na deformação, e que sejam respeitados os limites dimensionais apresentados pela ABNT NBR 6118: 2014. No que concerne aos furos e às aberturas nos elementos estruturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os furos que atravessam as vigas na direção de sua largura, devem ter a distância mínima do furo até a face mais próxima da viga de, no mínimo, igual a 5 centímetros e duas vezes o valor do cobrimento calculado para essa face. ( ) Os furos que atravessam as vigas na direção da altura, feitos no plano principal das vigas, por exemplo, furos para a passagem de tubos verticais, não devem apresentar diâmetros maiores que 1/3 da largura dessas vigas nas região desses furos. ( ) As vigas podem possuir furos tanto na direção da largura quanto da altura, desde que respeitadas as condições previstas pela ABNT NBR 6118: 2014. ( ) As lajes lisas e as cogumelos podem possuir aberturas, que as atravessam na direção de sua espessura, sem necessidade de verificação da resistência e deformação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Os furos que atravessam as vigas na direção de sua largura, devem ter a distância mínima do furo até a face mais próxima da viga de, no mínimo, igual a 5 centímetros e duas vezes o valor do cobrimento calculado para essa face.
( ) Os furos que atravessam as vigas na direção da altura, feitos no plano principal das vigas, por exemplo, furos para a passagem de tubos verticais, não devem apresentar diâmetros maiores que 1/3 da largura dessas vigas nas região desses furos.
( ) As vigas podem possuir furos tanto na direção da largura quanto da altura, desde que respeitadas as condições previstas pela ABNT NBR 6118: 2014.
( ) As lajes lisas e as cogumelos podem possuir aberturas, que as atravessam na direção de sua espessura, sem necessidade de verificação da resistência e deformação.
A - V - V - V - F.
B - F - V - V - V.
C - V - F - V - F.
D - F - F - V - V.

Essa pergunta também está no material:

concreto armado2-2
7 pág.

Concreto Armado I UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B - F - V - V - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois a distância mínima do furo até a face mais próxima da viga deve ser de, no mínimo, igual a 5 centímetros e duas vezes o valor do cobrimento calculado para essa face, e não apenas 5 centímetros. - A segunda sentença é verdadeira, pois a ABNT NBR 6118:2014 estabelece que os furos que atravessam as vigas na direção da altura, feitos no plano principal das vigas, não devem apresentar diâmetros maiores que 1/3 da largura dessas vigas nas regiões desses furos. - A terceira sentença é verdadeira, pois a ABNT NBR 6118:2014 permite que as vigas possuam furos tanto na direção da largura quanto da altura, desde que respeitadas as condições previstas. - A quarta sentença é verdadeira para as lajes cogumelo, mas falsa para as lajes lisas, pois estas últimas devem ser verificadas quanto à resistência e deformação quando possuem aberturas que as atravessam na direção de sua espessura.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais