Buscar

Após a reparação cirúrgica da mielomeningocele (MMC), cerca de 10 a 30% dos casos podem apresentar o estiramento do tecido medular após a correção ...

Após a reparação cirúrgica da mielomeningocele (MMC), cerca de 10 a 30% dos casos podem apresentar o estiramento do tecido medular após a correção devido ao crescimento da criança, caracterizando a síndrome da medula presa. Dentre os sinais clínicos que caracterizam a síndrome da medula presa, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta: I. Paciente apresenta fraqueza muscular progressiva em músculos que eram ativos anteriormente, por exemplo, um paciente nível lombar alto começa a apresentar fraqueza muscular de flexores e adutores de quadril. F II. A síndrome da medula presa não apresenta relação direta com a piora do grau de escoliose, uma vez que a escoliose é uma deformidade de origem musculoesquelética. III. A síndrome da medula presa não apresenta relação direta com a piora da marcha do paciente com MMC, uma vez que a marcha é realizada com uso de órteses e dispositivos auxiliares de marcha.

I. Paciente apresenta fraqueza muscular progressiva em músculos que eram ativos anteriormente, por exemplo, um paciente nível lombar alto começa a apresentar fraqueza muscular de flexores e adutores de quadril.
II. A síndrome da medula presa não apresenta relação direta com a piora do grau de escoliose, uma vez que a escoliose é uma deformidade de origem musculoesquelética.
III. A síndrome da medula presa não apresenta relação direta com a piora da marcha do paciente com MMC, uma vez que a marcha é realizada com uso de órteses e dispositivos auxiliares de marcha.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
E) As afirmativas II e III estão corretas.