Logo Passei Direto
Buscar

Farmácia Química

Colégio Objetivo
De modo qualitativo, a afinidade e a especificidade da ligação fármaco-receptor são determinadas por interações ou forças intermoleculares, sendo que raramente a ligação fármaco-receptor é produzida por um único tipo de interação. De acordo com o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Interações hidrofóbicas.
II- Forças eletrostáticas.
III- Forças de dispersão.
IV- Interações não covalentes.
V- Ligação covalente.
( ) A ligação de hidrogênio é o tipo mais importante que pode ser observado nos sistemas biológicos, como por exemplo, na manutenção das conformações de proteínas, bem como da estrutura α-hélice do DNA.
( ) Também chamadas forças de London ou interações de Van der Waals, são as forças atrativas ou repulsivas entre moléculas, átomos ou íons, que surgem devido à interação entre dipolos permanentes ou induzidos.
( ) São interações que ocorrem entre moléculas carregadas eletricamente, como por exemplo, a ligação entre um íon positivo e um íon negativo.
( ) São interações que ocorrem entre moléculas que possuem elétrons desemparelhados, como por exemplo, a interação entre radicais livres.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A III - V - II - IV.
B IV - III - II - V.
C II - III - IV - V.
D I - III - IV - V.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: Coluna A: I - Interações hidrofóbicas. II - Forças eletrostáticas. III - Forças de dispersão. IV - Interações não covalentes. V - Ligação covalente. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. A ligação de hidrogênio é o tipo mais importante que pode ser observado nos sistemas biológicos, como por exemplo, na manutenção das conformações de proteínas, bem como da estrutura α-hélice do DNA. - Corresponde a I - Interações hidrofóbicas. 2. Também chamadas forças de London ou interações de Van der Waals, são as forças atrativas ou repulsivas entre moléculas, átomos ou íons, que surgem devido à interação entre dipolos permanentes ou induzidos. - Corresponde a III - Forças de dispersão. 3. São interações que ocorrem entre moléculas carregadas eletricamente, como por exemplo, a ligação entre um íon positivo e um íon negativo. - Corresponde a II - Forças eletrostáticas. 4. São interações que ocorrem entre moléculas que possuem elétrons desemparelhados, como por exemplo, a interação entre radicais livres. - Corresponde a IV - Interações não covalentes. Agora, organizando as correspondências: 1 - I 2 - III 3 - II 4 - IV Portanto, a sequência correta é: A III - V - II - IV. Assim, a alternativa correta é: A. III - V - II - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: IV - III - II - V. As interações ou forças intermoleculares que determinam a afinidade e especificidade da ligação fármaco-receptor são interações não covalentes, que raramente são produzidas por um único tipo de interação. As interações hidrofóbicas são um tipo de interação não covalente que ocorre entre moléculas apolares, como por exemplo, a interação entre a cadeia hidrocarbonada de um fármaco e uma região hidrofóbica do receptor. As forças de dispersão, também chamadas de forças de London ou interações de Van der Waals, são outro tipo de interação não covalente que ocorre entre moléculas, átomos ou íons, que surgem devido à interação entre dipolos permanentes ou induzidos. As forças eletrostáticas são interações que ocorrem entre moléculas carregadas eletricamente, como por exemplo, a ligação entre um íon positivo e um íon negativo. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre quando dois átomos compartilham elétrons.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O metabolismo de fármacos compreende o conjunto de reações enzimáticas que biotransformam fármacos e outros compostos estranhos (xenobióticos) em metabólitos de polaridade crescente, para que sejam excretados pela urina, impedindo que estes compostos permaneçam por tempo indefinido no nosso organismo (PEREIRA, 2007). Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As reações de fase 1 ou biotransformação são catalisadas pelas desidrogenases e são exemplos as reações de oxidação, redução, metilação e desalquilações, um tipo especial de reação oxidativa.
II- As reações de fase 1 ou biotransformação envolvem reações de oxidação, redução e hidrólise, e desalquilação, um tipo especial de reação oxidativa.
III- As reações de fase 2 ou reações de conjugação, são catalisadas por oxidases e são exemplos oxidação, redução, metilação e acetilação.
IV- As reações de fase 2 ou reações de conjugação, são catalisadas por transferases e são exemplos glicuronidação, metilação, sulfatação e acetilação.
V- As reações de fase 3 incluem as proteínas transportadoras de efluxo, que auxiliam o processo de detoxificação.
Assinale a alternativa CORRETA:

As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
A
B
C
D

( ) A teoria dos três pontos explica as possíveis diferenças de resposta dos receptores de fármacos frente a diastereoisômeros de posição alicíclicos. No caso de isômeros geométricos, são necessários quatro pontos de interação para que haja distinção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - V - V - F.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D V - V - F - V.

Diante do exposto, analise a reação de metabolização e assinale a alternativa CORRETA:
A Reação de Fase I e II - Glicuronidação e Sulfuração.
B Reação de Fase I - Hidroxilação aromática.
C Reação de Fase I e II – Oxidação e Desalquilação.
D Reação de Fase II - Hidroxilação aromática.


A Reação de Fase I e II - Glicuronidação e Sulfuração.
B Reação de Fase I - Hidroxilação aromática.
C Reação de Fase I e II – Oxidação e Desalquilação.
D Reação de Fase II - Hidroxilação aromática.

De acordo com o exposto, observe a figura anexa assinale a alternativa CORRETA:
A A substituição de um grupo hidroxila por um oxigênio, grupamento mais polar na digitoxina, diminui seu coeficiente de partição e, consequentemente, sua absorção gastrintestinal.


A A substituição de um grupo hidroxila por um oxigênio, grupamento mais polar na digitoxina, diminui seu coeficiente de partição e, consequentemente, sua absorção gastrintestinal.
B A adição de um grupo hidroxila na digitoxina aumenta seu coeficiente de partição e, consequentemente, sua absorção gastrintestinal.
C A adição de um grupo hidroxila na digitoxina diminui seu coeficiente de partição e, consequentemente, sua absorção gastrintestinal.
D A substituição de um grupo hidroxila por um oxigênio, grupamento mais polar na digitoxina, aumenta seu coeficiente de partição e, consequentemente, sua absorção gastrintestinal.

As interações de Van der Waals ocorrem devido à aproximação de moléculas apolares que apresentam dipolos induzidos, resultantes de uma flutuação local transiente de densidade eletrônica entre grupamentos apolares próximos. São resultantes da interação entre cadeias e/ou subunidades apolares/hidrofóbicas, presentes tanto no fármaco ligante quanto no sítio receptor. Nesta ligação, ocorre a formação de uma ligação sigma entre dois átomos, que contribuem cada qual com um elétron. As interações que envolvem esse tipo de ligação são as de maior energia, dificilmente desfeitas, resultando em inativação do sítio receptor ou inibição enzimática irreversível. São resultantes da interação entre íons e/ou dipolos de cargas opostas, sendo que a intensidade dessa força é dependente da distância entre as cargas e da constante dielétrica do meio. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

As interações de Van der Waals ocorrem devido à aproximação de moléculas apolares que apresentam dipolos induzidos, resultantes de uma flutuação local transiente de densidade eletrônica entre grupamentos apolares próximos.
São resultantes da interação entre cadeias e/ou subunidades apolares/hidrofóbicas, presentes tanto no fármaco ligante quanto no sítio receptor.
Nesta ligação, ocorre a formação de uma ligação sigma entre dois átomos, que contribuem cada qual com um elétron. As interações que envolvem esse tipo de ligação são as de maior energia, dificilmente desfeitas, resultando em inativação do sítio receptor ou inibição enzimática irreversível.
São resultantes da interação entre íons e/ou dipolos de cargas opostas, sendo que a intensidade dessa força é dependente da distância entre as cargas e da constante dielétrica do meio.
A III - I - V - II - IV.
B I - II - IV - III - V.
C I - V - III - II - IV.
D IV - III - I - V - II.

Agora, ordene os anestésicos de acordo com sua lipossolubilidade (crescente).


A Óxido nitroso > Desflurano > Sevoflurano > Enflurano > Isoflurano > Halotano > Metoxiflurano.
B Metoxiflurano > Halotano > Isoflurano > Enflurano > Sevoflurano > Desflurano > Óxido nitroso.
C Desflurano > Sevoflurano > Isoflurano > Enflurano > Halotano > Metoxiflurano > Óxido nitroso.
D Desflurano > Óxido nitroso > Sevoflurano > Isoflurano > Enflurano > Halotano > Metoxiflurano.

Mais conteúdos dessa disciplina