(VUNESP - 2014) Com relação às formas de aquisição e perda da propriedade imóvel, assinale a alternativa correta.
O abandono não configura hipótese de perda da propriedade imóvel. A depender do prazo transcorrido, a posse de má-fé pode não obstar a prescrição aquisitiva de bem imóvel. De acordo com a sistemática adotada pelo direito brasileiro, em regra, há transferência da propriedade imóvel no ato da confecção da escritura pública de venda e compra. Para fins de contagem do tempo exigido para prescrição aquisitiva, o possuidor poderá acrescentar à sua posse a de seus antecessores em qualquer situação. Os efeitos da renúncia ao direito de propriedade independem do registro do ato de renúncia no Cartório de Registro de Imóveis. a) Somente a afirmativa II está correta. b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. c) Somente as afirmativas II, III e V estão corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.
Considerando a teoria do "numerus clausus" e o Código Civil brasileiro, atualmente vigente, assinale a alternativa que não constitui direito real.
A laje. A anticrese. A locação imobiliária urbana com cláusula de vigência no cartório de registro de imóveis. A concessão de uso especial para fins de moradia. O penhor.