Buscar

A questão deve ser anulada. Não há resposta correta. Letra A: Não há sentido em se aplicar medida de segurança para o indivíduo que não padece de d...

A questão deve ser anulada. Não há resposta correta. Letra A: Não há sentido em se aplicar medida de segurança para o indivíduo que não padece de doença mental. Art. 151. Se os peritos concluírem que o acusado era, ao tempo da infração, irresponsável nos termos do art. 22 do Código Penal, o processo prosseguirá, com a presença do curador. Letra B: Se a insanidade mental sobrevier no curso da execução penal, será também instaurado o incidente de insanidade mental, aplicando-se o regramento do art. 183 da Lei de execução penal. Art. 183. Quando, no curso da execução da pena privativa de liberdade, sobrevier doença mental ou perturbação da saúde mental, o Juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público, da Defensoria Pública ou da autoridade administrativa, poderá determinar a substituição da pena por medida de segurança. PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO HABEAS CORPUS. EXECUÇÃO. IMPOSIÇÃO TRATAMENTO AMBULATORIAL. SUSPENSÃO CUMPRIMENTO DA PENA. FLAGRANTE ILEGALIDADE NÃO EVIDENCIADA. AGRAVO DESPROVIDO. 1. A medida de segurança é tratamento a que deve ser submetido o autor de crime com o fim de curá-lo ou, no caso de tratar-se de portador de doença mental incurável, de torná-lo apto a conviver em sociedade. 2. O restabelecimento da sanidade mental não pode gerar como consequência a extinção de sua punibilidade, mas tão somente a retomada do cumprimento da pena já que imputável a época do crime. 3. No caso, após iniciada a execução constatou-se a enfermidade do agravado, impossibilitando o cumprimento de pena alternativa e houve a imposição de tratamento ambulatorial que suspendeu o cumprimento da pena enquanto persistiu a enfermidade. Atestada a desnecessidade de sua continuidade, foi retomado o cumprimento da pena. 4. Agravo regimental desprovido. (AgRg no HC 519.917/SP, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 09/11/2021, DJe 16/11/2021). Letra C: O processo deve continuar suspenso. Segundo o artigo 152 do CPP: Art. 152. Se se verificar que a doença mental sobreveio à infração o processo continuará suspenso até que o acusado se restabeleça, observado o § 2º do art. 149. Letra D: Se houve aplicação de medida de segurança na sentença, necessariamente houve absolvição (sentença absolutória imprópria). Desse modo, ele vai cumprir medida de segurança e não se pode falar em cumprimento de pena privativa de liberdade. Não há reconversão.


a) A questão deve ser anulada.
b) Se a insanidade mental sobrevier no curso da execução penal, será também instaurado o incidente de insanidade mental, aplicando-se o regramento do art. 183 da Lei de execução penal.
c) O processo deve continuar suspenso. Segundo o artigo 152 do CPP: Art. 152. Se se verificar que a doença mental sobreveio à infração o processo continuará suspenso até que o acusado se restabeleça, observado o § 2º do art. 149.
d) Se houve aplicação de medida de segurança na sentença, necessariamente houve absolvição (sentença absolutória imprópria).

Essa pergunta também está no material:

Recurso questão 69 D Penal - OK
9 pág.

Direito Penal I Faculdade da Cidade de MaceióFaculdade da Cidade de Maceió

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A questão deve ser anulada". Isso porque a questão apresentada não possui uma resposta correta, já que todas as alternativas apresentadas possuem informações incorretas ou incompletas. Portanto, a questão deve ser anulada.

0
Dislike0
User badge image

celitamorais.ccm

Deve ser anulada, faz sentido
0
Dislike0
User badge image

Aicitel

sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais