Buscar

Ao passar em frente a um estabelecimento comercial, dedicado à venda de eletrodomésticos, Jonas se depara com o seguinte anúncio: "Compras a prazo,...

Ao passar em frente a um estabelecimento comercial, dedicado à venda de eletrodomésticos, Jonas se depara com o seguinte anúncio: "Compras a prazo, sem consulta ao SPC ou ao Serasa". Atraído pela informação, ele acaba adquirindo uma geladeira, comprometendo-se ao pagamento em 24 (vinte e quatro) parcelas. Percebe, no entanto, que o contrato não informa a taxa de juros que incidirá mensalmente, além de prever uma multa no caso de atraso no pagamento da parcela, cujo valor também não foi determinado no contrato. De posse dessas informações, assinale a alternativa correta.


Jonas não é obrigado a aceitar a oferta de compra do produto de imediato, uma vez que, em se tratando de compra a prazo, o consumidor tem direito a um prazo mínimo de reflexão de 7 (sete) dias, semelhante ao período do arrependimento.
Jonas não tem o direito de liquidar antecipadamente a dívida, a menos que se comprometa ao pagamento de multa equivalente aos juros das prestações correspondentes às parcelas adiantadas.
Jonas não pode alegar a invalidade do contrato, pois o Código de Defesa do Consumidor admite que o contrato deixe de informar a taxa de juros moratórios ou o valor da multa, caso em que se aplicarão as taxas e valores previstos no Código Civil.
Jonas tem o direito de anular a cláusula que prevê a incidência de juros, uma vez que a periodicidade mínima permitida pela lei é de seis meses.
Jonas poderá pedir em juízo a invalidação do contrato, uma vez que o fornecedor não pode realizar a venda a crédito sem consultar os serviços de proteção do crédito.

Essa pergunta também está no material:

Estacio- Alunos
5 pág.

Direito do Consumidor Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Jonas não pode alegar a invalidade do contrato, pois o Código de Defesa do Consumidor admite que o contrato deixe de informar a taxa de juros moratórios ou o valor da multa, caso em que se aplicarão as taxas e valores previstos no Código Civil. O Código de Defesa do Consumidor prevê que as informações sobre o preço, forma de pagamento, juros, encargos, entre outras, devem ser claras e precisas no contrato. No entanto, caso essas informações não sejam fornecidas, o Código Civil prevê que serão aplicadas as taxas e valores previstos em lei. Portanto, mesmo que o contrato não informe a taxa de juros ou o valor da multa, Jonas não pode alegar a invalidade do contrato.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando