Buscar

(Adaptada - Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE - Órgão: DPE-PE-Prova: CESPE - 2018 - DPE-PE - Defensor Público) Após encerrar a instrução de determi...

(Adaptada - Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE - Órgão: DPE-PE-Prova: CESPE - 2018 - DPE-PE - Defensor Público) Após encerrar a instrução de determinado processo, a juíza do caso foi removida para outra vara. O juiz substituto que assumiu a vara apreciou o referido processo, já instruído, e proferiu julgamento antecipado parcial do mérito de um dos pedidos da inicial, por ser incontroverso. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.


A decisão do juiz substituto não pode ter reconhecido obrigação ilíquida.
Ainda que interponha recurso, a parte deverá executar, desde logo e mediante prévia caução, a obrigação reconhecida pela decisão do juiz substituto.
*A decisão do juiz de julgar parcialmente o mérito da causa, tendo em vista que um dos pedidos se demonstrou incontroverso, é correta.
O juiz substituto deveria ter designado audiência de instrução e julgamento para apurar o pedido.
Contra a decisão proferida pelo juiz substituto caberá interposição de recurso de apelação.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO 4 TEO GER DO PROC E FASE DE CONHEC NO PROC CIVIL
5 pág.

Teoria Geral do Direito e do Processo Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "A decisão do juiz de julgar parcialmente o mérito da causa, tendo em vista que um dos pedidos se demonstrou incontroverso, é correta." Isso ocorre porque, de acordo com o artigo 356, inciso II, do Código de Processo Civil, é permitido ao juiz julgar antecipadamente o mérito quando a questão for unicamente de direito ou quando ocorrerem situações em que não houver necessidade de produção de provas em audiência. No caso apresentado, o juiz substituto entendeu que um dos pedidos da inicial era incontroverso, ou seja, não havia necessidade de produção de provas em audiência, e por isso proferiu julgamento antecipado parcial do mérito.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais