Buscar

What were the characteristics of the Acre War? The Bolivian claim to the territory was based on a treaty signed in 1867 between Bolivia and Brazil....

What were the characteristics of the Acre War?
The Bolivian claim to the territory was based on a treaty signed in 1867 between Bolivia and Brazil.
Bolivia's interest in the territory was mainly economic, due to the high production and exportation of rubber.
Bolivia did not have the necessary resources to administer the territory, so it made an agreement with the Bolivian Syndicate, a company backed by North American and British entrepreneurs.
The Brazilian inhabitants of Acre rebelled against the idea of belonging to Bolivia, and the rebellion spread to Puerto Alonso, a Bolivian town near the border.
Bolivian troops were sent to Puerto Alonso, but they were unable to reach the town.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual
2 pág.

Política Externa UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Guerra do Acre foi um conflito armado que ocorreu entre 1899 e 1903 na região do Acre, atual estado brasileiro. Suas principais características foram: 1. Disputa territorial: A Bolívia reivindicava o território do Acre com base em um tratado assinado em 1867 entre Bolívia e Brasil. A região era de interesse boliviano devido à alta produção e exportação de borracha. 2. Insatisfação dos habitantes brasileiros: Os habitantes brasileiros do Acre se rebelaram contra a ideia de pertencer à Bolívia. A rebelião se espalhou para Puerto Alonso, uma cidade boliviana próxima à fronteira. 3. Acordo com o Sindicato Boliviano: A Bolívia não tinha recursos suficientes para administrar o território, então fez um acordo com o Sindicato Boliviano, uma empresa apoiada por empresários norte-americanos e britânicos. 4. Incapacidade das tropas bolivianas: Tropas bolivianas foram enviadas para Puerto Alonso, mas não conseguiram chegar à cidade. A resistência dos rebeldes brasileiros e a dificuldade de acesso geográfico contribuíram para a derrota das tropas bolivianas. 5. Intervenção brasileira: O Brasil apoiou os rebeldes do Acre e enviou tropas para a região. Com o apoio militar brasileiro, os rebeldes conseguiram expulsar as tropas bolivianas e conquistar a independência do Acre. Essas são algumas das principais características da Guerra do Acre.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais