Buscar

I. A assertiva I está incorreta. Para diagnóstico de DPOC é fundamental que o VEF1/CVF (relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segu...

I. A assertiva I está incorreta. Para diagnóstico de DPOC é fundamental que o VEF1/CVF (relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital forçada) seja reduzido na espirometria (<0,7) em pacientes com DPOC. Essa relação é um indicador importante para diagnosticar a obstrução das vias aéreas. II. A assertiva II está correta. Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento da DPOC. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, mas a exposição a poluentes do ar, poeira e gases também pode contribuir. Além disso, alguns componentes genéticos, como a deficiência da alfa-1-antitripsina podem ser a causa dessa doença. III. A assertiva III está incorreta. É descrito na literatura que infecções repetitivas de vias aéreas, sobretudo na infância, podem sim cursar ao longo dos anos com um maior declínio da função pulmonar e desenvolvimento de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas não é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Agora, assinale a alternativa correta:

I. A assertiva I está incorreta. Para diagnóstico de DPOC é fundamental que o VEF1/CVF (relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital forçada) seja reduzido na espirometria (<0,7) em pacientes com DPOC. Essa relação é um indicador importante para diagnosticar a obstrução das vias aéreas.
II. A assertiva II está correta. Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento da DPOC. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, mas a exposição a poluentes do ar, poeira e gases também pode contribuir. Além disso, alguns componentes genéticos, como a deficiência da alfa-1-antitripsina podem ser a causa dessa doença.
III. A assertiva III está incorreta. É descrito na literatura que infecções repetitivas de vias aéreas, sobretudo na infância, podem sim cursar ao longo dos anos com um maior declínio da função pulmonar e desenvolvimento de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas não é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Questões sobre DPOC
12 pág.

Clínica Médica I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas a afirmativa II está correta. A afirmativa I está incorreta, pois o VEF1/CVF deve ser reduzido em pacientes com DPOC, e não normal. A afirmativa III também está incorreta, pois infecções repetitivas de vias aéreas podem sim ser um fator de risco para o desenvolvimento da DPOC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais