Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia

Colégio Objetivo
A patogenicidade, a virulência, a propriedade de o microrganismo ser ou não oportunista, entre outras características, são aspectos que apresentam reflexos diretos em relação às questões de biossegurança e procedimentos de diagnóstico, pesquisa e cultivo em laboratório. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir. I. A capacidade ou habilidade que um microrganismo tem de causar doença é denominada virulência, e o grau dessa capacidade é designado patogenicidade. A patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tantas propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso. II. Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição. III. As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana

I. A capacidade ou habilidade que um microrganismo tem de causar doença é denominada virulência, e o grau dessa capacidade é designado patogenicidade. A patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tantas propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso.
II. Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição.
III. As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) As afirmativas I, II e III estão corretas. As afirmativas I, II e III estão corretas, pois a patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tantas propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso. Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição. As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a reprodução dos fungos:

Os basidiósporos são estruturas assexuadas presentes no filo Basidiomycota
Esporangiósporo são estruturas observadas na reprodução sexuada de alguns fungos, como do gênero Rhizopus
Conidiósoporo são estruturas observadas na reprodução sexuada de alguns fungos, como do gênero Aspergillus
Os zigósporos são estruturas sexuadas presentes no filo Ziigomycota
Os ascósporos são estruturas assexuadas presentes no filo Ascomycota
a) 1 e 2 estão corretas.
b) 2 e 3 estão corretas.
c) 3 e 4 estão corretas.
d) 4 e 5 estão corretas.
e) 1 e 5 estão corretas.

Muito se tem falado sobre o surgimento de microrganismos super-resistentes a antimicrobianos. Como surgem a maioria dos microrganismos super-resistentes de preocupação médica?

Microrganismos super-resistentes surgem a partir da fusão de dois ou mais microrganismos.
Uso inadequado de antimicrobianos que favorecem a seleção, colonização e expansão dos microrganismos resistentes.
São provenientes do lixo domiciliar.
Surgem a partir do mau saneamento básico de cidades grandes.
São criados em laboratórios de armamento biológico.

Os esporos bacterianos são diferentes dos esporos fúngicos. Esporos bacterianos são estruturas de resistência apresentadas em condições ambientais adversas. Qual a função dos esporos fúngicos?

Reprodução.
Respiração.
Proteção.
Movimentação.
Dormência.

Mais conteúdos dessa disciplina