Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o trecho e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 1 de Microbiologia, sobre o objeto de estudo da microbiologia e teorias que explicam o surgimento da vida microbiana, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A microbiologia é uma ciência que estuda apenas os aspectos relacionados às bactérias.
II. ( ) Como os vírus não são considerados seres vivos, não são objeto de estudo da microbiologia.
III. ( ) Existem duas correntes de pensamento para explicar a origem dos organismos microscópicos.
IV. ( ) A abiogênese, ou geração espontânea, defende que os organismos surgiram a partir de outro organismo.
V. ( ) A biogênese defende que uma célula se origina a partir de uma outra célula preexistente.
VI. ( ) Apenas organismos com uma única célula são objeto de estudo da microbiologia.
A V – F – V – F – F – V
B F – F – V – F – V – F
C F – V – F – V – V – V
D F – F – V – F – V – V
E V – V – F – V – F – F
User badge image
Questões para Estudantes

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre microbiologia: I. ( ) A microbiologia é uma ciência que estuda apenas os aspectos relacionados às bactérias. É falsa (F). A microbiologia estuda não apenas bactérias, mas também vírus, fungos, protozoários e outros microrganismos. II. ( ) Como os vírus não são considerados seres vivos, não são objeto de estudo da microbiologia. É falsa (F). Embora os vírus não sejam considerados seres vivos, eles são estudados na microbiologia, pois têm grande importância em processos biológicos e patológicos. III. ( ) Existem duas correntes de pensamento para explicar a origem dos organismos microscópicos. É verdadeira (V). As duas correntes principais são a abiogênese (ou geração espontânea) e a biogênese. IV. ( ) A abiogênese, ou geração espontânea, defende que os organismos surgiram a partir de outro organismo. É falsa (F). A abiogênese defende que os organismos podem surgir a partir de matéria não viva, enquanto a biogênese afirma que organismos surgem de outros organismos. V. ( ) A biogênese defende que uma célula se origina a partir de uma outra célula preexistente. É verdadeira (V). Essa é a definição correta da biogênese. VI. ( ) Apenas organismos com uma única célula são objeto de estudo da microbiologia. É falsa (F). A microbiologia estuda tanto organismos unicelulares quanto multicelulares, como alguns fungos. Agora, organizando as respostas: I - F II - F III - V IV - F V - V VI - F A sequência correta é: F - F - V - F - V - F. Portanto, a alternativa correta é: B) F – F – V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “A rubéola é uma doença caracterizada por febre moderada e lesão avermelhada grossa que se inicia na face, no couro cabeludo e no pescoço, espalhando-se para o tronco e membros. O agente etiológico da doença é um vírus de RNA pertencente ao gênero Rubivirus”. Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: GRANATO; L. M.; Microbiologia, parasitologia e imunologia. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 172.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Microbiologia, parasitologia e imunologia, assinale a alternativa correta que apresenta o motivo pelo qual é importante as gestantes estarem imunizadas contra a rubéola, principalmente nos primeiros cinco meses:
A porque o vírus pode provocar aborto, morte do feto, retardo mental e malformação congênita.
B porque pode provocar mal-estar na gestante, causando náuseas e dores de cabeça.
C porque o bebê pode nascer antes do tempo previsto e, provavelmente, com microcefalia.
D porque o vírus pode entrar na corrente sanguínea do bebê e, assim, ao nascer, o bebê já estará imunizado.
E porque a gestante pode optar por não mais querer a criança, pois o vírus modifica o DNA do bebê.

Mais conteúdos dessa disciplina