Buscar

2) Considerando a tabela de estratificação de risco cardiovascular adicional, de acordo com os níveis de pressão arterial (abaixo), qual decisão te...

2) Considerando a tabela de estratificação de risco cardiovascular adicional, de acordo com os níveis de pressão arterial (abaixo), qual decisão terapêutica deve ser tomada, em relação ao paciente SPC (segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia)? Caso se decida por realizar um tratamento medicamentoso, qual ou quais medicamentos poderiam ser selecionados? Qual esquema posológico deve ser adotado inicialmente? Dentre os medicamentos possíveis, escolha um e descreva seu mecanismo de. ação e principais efeitos adversos associados ao uso.

O paciente SPC deve receber tratamento medicamentoso devido à sua classificação como hipertenso em estágio 1 com risco moderado.
A estratégia inicial recomendada para hipertensos estágio 1 de moderado risco é a combinação de fármacos, preferencialmente em comprimido único.
Um medicamento combinado que poderia ser selecionado é um fármaco que combine um BRA a um diurético.
Um exemplo de diurético que poderia ser selecionado é a furosemida, que atua bloqueando o cotransportador de Na+ K+ 2Cl-, aumentando a diurese e provocando a queda da volemia e da pressão arterial.
Um exemplo de BRA que poderia ser selecionado é a losartana, que atua bloqueando os receptores AT1, impedindo a produção/atuação de angio II e provocando uma vasodilatação.