Buscar

O programa de melhoramento genético em suínos tem uma estrutura em formato piramidal, sendo composto por um núcleo de melhoramento genético, núcleo...

O programa de melhoramento genético em suínos tem uma estrutura em formato piramidal, sendo composto por um núcleo de melhoramento genético, núcleo multiplicador e núcleo comercial, permitindo maior eficiência e progresso genético. Esse formato permite explorar melhor a heterose e o efeito de complementariedade entre raças para a obtenção dos “híbridos comerciais”, ofertando ao mercado carcaças mais uniformes e com características de acordo com as exigências do mercado consumidor.

Diante desse contexto, considerando nossos estudos sobre os rebanhos núcleos na suinocultura, podemos afirmar que:

a.

há rebanhos grandes compostos por raças puras ou sintéticas, apresentando baixa pressão de seleção e intensidade seletiva.

b.

há rebanhos pequenos compostos por raças puras e/ou sintéticas, nas quais se apresenta elevada pressão de seleção e intensidade seletiva.

c.

ocorrem acasalamentos entre a linha paterna e materna para explorar a heterose e o efeito de complementariedade, sendo que as progênies são enviadas para o abate.

d.

há rebanhos grandes compostos por animais meio sangue, apresentando elevada pressão de seleção e intensidade seletiva.

e.

ocorre a multiplicação (amplificação) das linhas materna e paterna, com o objetivo de aumentar o número de reprodutores e matrizes para o mercado.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra c) ocorrem acasalamentos entre a linha paterna e materna para explorar a heterose e o efeito de complementariedade, sendo que as progênies são enviadas para o abate. Isso porque o texto menciona que o programa de melhoramento genético em suínos tem uma estrutura em formato piramidal, sendo composto por um núcleo de melhoramento genético, núcleo multiplicador e núcleo comercial, permitindo maior eficiência e progresso genético. E que esse formato permite explorar melhor a heterose e o efeito de complementariedade entre raças para a obtenção dos “híbridos comerciais”, ofertando ao mercado carcaças mais uniformes e com características de acordo com as exigências do mercado consumidor.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais