Buscar

Quando os rins sofrem alterações em sua fisiologia e funcionamento, diversas patologias podem surgir, podendo ser leves ou crônicas. O diagnóstico ...

Quando os rins sofrem alterações em sua fisiologia e funcionamento, diversas patologias podem surgir, podendo ser leves ou crônicas. O diagnóstico da função renal pode ser feito através de marcadores avaliados por dosagem sérica quando o concentrações inadequadas no sangue, ou por dosagem na urina, quando os compostos estão sendo excretados em demasia.

Sobre os biomarcadores de função renal, marque a alternativa CORRETA.

 

A) A ureia é um produto do catabolismo, ao passo que a creatinina é um subproduto da degradação dos aminoácidos.

B) A cistatina C pode ser utilizada para avaliar a taxa de filtração glomerular (TFG).

C) Compostos, como potássio, que atuam na acidificação ou basicidade metabólica não podem ser utilizados como marcadores de patologias renais.

D) O ácido úrico pode ser utilizado como biomarcador, pois falhas no processo de excreção de ácido úrico geram quadros clínicos de hipouricemia.

E) A albumina também atua como carcador para patologia renal, sendo uma das proteínas mais abundantes no plasma. Em casos de patologias renais, ocorre heperalbuminemia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) A cistatina C pode ser utilizada para avaliar a taxa de filtração glomerular (TFG). A cistatina C é um marcador de função renal que tem sido utilizado para avaliar a taxa de filtração glomerular (TFG), que é uma medida da função renal. A ureia (alternativa A) é um produto do catabolismo, enquanto a creatinina (alternativa A) é um subproduto da degradação dos aminoácidos, ambos são marcadores de função renal, mas não são tão precisos quanto a cistatina C. Compostos como potássio (alternativa C) podem ser utilizados como marcadores de patologias renais, mas não são específicos para a função renal. O ácido úrico (alternativa D) é um produto do metabolismo das purinas e pode ser utilizado como um marcador de função renal, mas não é tão preciso quanto a cistatina C. A albumina (alternativa E) é uma proteína que pode ser utilizada como um marcador de patologias renais, mas não é um marcador específico da função renal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais