Buscar

A alienação fiduciária é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com a finalidade de garantir o adimplemento da obrigação pecuniária...

A alienação fiduciária é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com a finalidade de garantir o adimplemento da obrigação pecuniária a seu cargo, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel que lhe pertence. A propriedade fiduciária de bem imóvel constitui-se pelo registro do contrato na matrícula do imóvel. Com a constituição da propriedade fiduciária, dá-se o desdobramento da posse, tornando-se o fiduciante possuidor direto, e o fiduciário, possuidor indireto da coisa imóvel. Diz-se que a propriedade é “resolúvel”, porque, pagando a dívida, resolve-se o direito de propriedade do credor sobre a coisa alienada.

 

A partir destas considerações, reflita sobre as afirmações a seguir.

 

I.Tanto os bens móveis quanto os imóveis podem ser alienados, fiduciariamente.

II. Se irremediável o inadimplemento do devedor, o credor pode ficar com a coisa, definit ivamente, dado a ela a destinação que melhor lhe aprouver.

III. Se irremediável o inadimplemento do devedor, fica o credor obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros e aplicar o preço no pagamento de seu crédito.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

a.

II e III.

b.

I e III.

c.

I, apenas.

d.

II, apenas.

e.

III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a", II e III. A afirmação I está incorreta, pois somente bens imóveis podem ser alienados fiduciariamente. A afirmação II está correta, pois em caso de inadimplemento do devedor, o credor pode ficar com a coisa alienada, dando a ela a destinação que melhor lhe aprouver. A afirmação III também está correta, pois em caso de inadimplemento do devedor, o credor fica obrigado a vender a coisa a terceiros e aplicar o preço no pagamento de seu crédito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais