Buscar

Além da TCC Individual, os autores indicam que a TCC em Grupos e com os Familiares dos Idosos trazem benefício ao paciente de idade avançada. Sobre...

Além da TCC Individual, os autores indicam que a TCC em Grupos e com os Familiares dos Idosos trazem benefício ao paciente de idade avançada. Sobre esses trabalhos analise as colunas abaixo, escolha V (Verdadeiro) ou F (Falso) e depois assinale a alternativa correspondente.

( ) Grupos com idosos permitem múltiplas estratégias de tratamento e quase sempre visam a melhora dos sintomas psicológicos e físicos e da qualidade de vida.

( ) Alguns autores alertam que devido ser um espaço de sofrimento, de idosos em deterioração que compartilham sua solidão, o terapeuta precisa estar atendo para que não haja aumento de depressão por parte dos participantes.

( ) O grupo é um espaço que trabalha o sofrimento, que pode servir de canal de comunicação entre idosos em deterioração e familiares com respeito aos princípios morais, podendo superar a solidão e possíveis situações vivenciadas por muitos idosos.

( ) O terapeuta deve promover o relacionamento entre os diferentes membros do grupo de forma a criar uma atmosfera de total confiança, podendo incluir atividades recreativas que permitam estabelecer essa relação.

( ) O terapeuta não precisa se preocupar com a linguagem utilizado, pois não irá interferir no desenvolvimento do trabalho. As regras e restrições devem ser inflexíveis, afinal são idosos com posicionamentos retrógrados.

(  ) O terapeuta precisa se atentar quanto ao horário das reuniões de forma que melhor atenda ao idoso; oferecer um ambiente com temperatura constante, insonorizada e os móveis devem ser ergonômicos; O animador deve desempenhar um papel ativo, com capacidade de sanar algum conflito que possa surgir. O uso de materiais auxiliares deve respeitar as limitações sensoriais dos participantes.

(  ) O modelo de assistência psicoterapêutica na idade adulta avançada, a intervenção e terapia familiar parecem ser uma boa escolha para situações de crise familiar, pois o “paciente identificado” dessa situação é um dos elementos mais antigos do sistema, ou sempre que os familiares estão preocupados com o processo de envelhecimento, se percebe a dificuldade em acessar os recursos internos do sistema.

( ) As intervenções ou terapias familiares no final da vida adulta possuem características específicas, que diferem de forma significativa das intervenções terapêuticas propostas em outras fases do ciclo vital, pois possuem compreensão e ações explicativas especiais.

( ) O terapeuta é responsável por compreender as características funcionais e estruturais do sistema familiar do idoso, e conduzir o treinamento técnico básico para entrevistas sistemáticas – perguntas recorrentes, hipóteses, conotações positivas e prescrições.

( ) O tratamento se concentra em observar a capacidade da família de lidar com as necessidades dos diferentes elementos (o subsistema deve ser coeso e flexível e ser capaz de reconhecer as restrições associadas a cada estágio de desenvolvimento) e a capacidade de controlar a ansiedade.

( ) A intervenção no sistema não se limita a trabalhar diretamente com o sistema doméstico, mas também pode incluir o trabalho com instituições e / ou redes sociais.

 

 

  • V-F-V-F-F-V-V-F-F-F-V
  • V-F-V-V-F-V-V-F-V-V-V
  • V-V-F-V-V-V-V-F-V-V-F
  • V-F-F-F-V-V-F-V-F-F-V


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) V-F-V-V-F-V-V-F-V-V-V. Justificativa: - (V) Grupos com idosos permitem múltiplas estratégias de tratamento e quase sempre visam a melhora dos sintomas psicológicos e físicos e da qualidade de vida. - (F) Alguns autores alertam que devido ser um espaço de sofrimento, de idosos em deterioração que compartilham sua solidão, o terapeuta precisa estar atento para que não haja aumento de depressão por parte dos participantes. - (V) O grupo é um espaço que trabalha o sofrimento, que pode servir de canal de comunicação entre idosos em deterioração e familiares com respeito aos princípios morais, podendo superar a solidão e possíveis situações vivenciadas por muitos idosos. - (V) O terapeuta deve promover o relacionamento entre os diferentes membros do grupo de forma a criar uma atmosfera de total confiança, podendo incluir atividades recreativas que permitam estabelecer essa relação. - (F) O terapeuta não precisa se preocupar com a linguagem utilizado, pois não irá interferir no desenvolvimento do trabalho. As regras e restrições devem ser inflexíveis, afinal são idosos com posicionamentos retrógrados. - (V) O terapeuta precisa se atentar quanto ao horário das reuniões de forma que melhor atenda ao idoso; oferecer um ambiente com temperatura constante, insonorizada e os móveis devem ser ergonômicos; O animador deve desempenhar um papel ativo, com capacidade de sanar algum conflito que possa surgir. O uso de materiais auxiliares deve respeitar as limitações sensoriais dos participantes. - (V) O modelo de assistência psicoterapêutica na idade adulta avançada, a intervenção e terapia familiar parecem ser uma boa escolha para situações de crise familiar, pois o “paciente identificado” dessa situação é um dos elementos mais antigos do sistema, ou sempre que os familiares estão preocupados com o processo de envelhecimento, se percebe a dificuldade em acessar os recursos internos do sistema. - (F) As intervenções ou terapias familiares no final da vida adulta possuem características específicas, que diferem de forma significativa das intervenções terapêuticas propostas em outras fases do ciclo vital, pois possuem compreensão e ações explicativas especiais. - (V) O terapeuta é responsável por compreender as características funcionais e estruturais do sistema familiar do idoso, e conduzir o treinamento técnico básico para entrevistas sistemáticas – perguntas recorrentes, hipóteses, conotações positivas e prescrições. - (V) O tratamento se concentra em observar a capacidade da família de lidar com as necessidades dos diferentes elementos (o subsistema deve ser coeso e flexível e ser capaz de reconhecer as restrições associadas a cada estágio de desenvolvimento) e a capacidade de controlar a ansiedade. - (F) A intervenção no sistema não se limita a trabalhar diretamente com o sistema doméstico, mas também pode incluir o trabalho com instituições e / ou redes sociais.

0
Dislike0
User badge image

Julio Santos

N sei
0
Dislike0
User badge image

Maiara Silva

Boa pergunta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais