Logo Passei Direto
Buscar

Direito Tributário

Humanas / Sociais
A legislação tributária compreende as leis, os tratados e convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem sobre direito tributário. Acerca da legislação tributária, pode-se afirmar que: a. Os tratados internacionais, bem como, os acordos internacionais são firmados pelo chefe do Poder Executivo, dispensando qualquer validação. b. A lei ordinária é a lei conhecida como geral, exigindo-se a maioria absoluta para a sua aprovação. c. Os decretos legislativos são atos de competência do Congresso Nacional. d. A medida provisória tem a mesma competência que a lei complementar. e. As resoluções do Senado são de competência exclusiva do Congresso Federal.
User badge image
sonia maria polipenca ferreira campos poli

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "A lei ordinária é a lei conhecida como geral, exigindo-se a maioria absoluta para a sua aprovação." Justificativa: - A alternativa A está incorreta, pois os tratados internacionais e acordos internacionais precisam ser aprovados pelo Congresso Nacional para terem validade no Brasil. - A alternativa C está incorreta, pois os decretos legislativos são atos de competência exclusiva do Congresso Nacional. - A alternativa D está incorreta, pois a medida provisória tem competência de lei ordinária, não de lei complementar. - A alternativa E está incorreta, pois as resoluções do Senado não são de competência exclusiva do Congresso Federal, mas sim do Senado Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A repartição da competência tributária pode ser classificada em seis espécies, quais sejam: privativa, comum, residual, extraordinária, exclusiva e, cumulativa.
Escolha uma opção:
a. A competência para a arrecadação de taxas e contribuições de melhoria é privativa, pois pertence somente à União.
b. A competência exclusiva é aquela que pertence somente à União com o objetivo de instituir as contribuições sociais.
c. A competência extraordinária pertence à União, aos estados e ao Distrito Federal, que pode instituir tributos em situações de guerra iminente ou declarada e calamidade pública.
d. A competência residual é aquela que pertence tão somente aos estados e ao Distrito Federal.
e. A competência privativa é aquela estabelecida pela Constituição Federal, à União, somente ela a detém.

O tributo é definido pelo artigo 3o, do Código Tributário Nacional como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Diante desta conceituação, assinale a alternativa correta:
a. Não é necessária a criação de uma lei para que seja cobrado o pagamento de um tributo.
b. Os funcionários da administração pública incumbidos da cobrança do tributo, possuem ampla liberdade para decidir quando e como o tributo vai ser pago.
c. O pagamento de um tributo pode decorrer da prática de qualquer ato ilícito.
d. É um pagamento imposto pelo poder coercitivo do Estado e independe da vontade do particular em efetuar ou não o respectivo pagamento.
e. O pagamento do tributo não pode ser efetuado mediante a prestação de serviços gratuitos.

Para a criação um imposto ainda não previsto em lei, são necessários a presença de três requisitos: o novo imposto deve ser instituído mediante lei complementar, os impostos não podem ser cumulativos e, o seu fato gerador e a base de cálculo devem ser diferentes daqueles já previstos em lei.
Trata-se da competência:
a. Residual
b. Privativa
c. Extraordinária
d. Exclusiva
e. Comum

Mais conteúdos dessa disciplina