A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade, visando a implementação de planos estratégicos de preservação da natureza, além de garantir às populações o acesso a alimentos saudáveis e seguros, livres de pragas e organismos causadores de doenças. Em relação à temática de fitossanidade, é CORRETO afirmar que:

A vigilância fitossanitária é responsável por fiscalizar a entrada e saída de produtos agrícolas no país, garantindo a qualidade dos alimentos e a segurança da população.
O manejo integrado de pragas engloba técnicas diferentes das realizadas em processos de fitossanidade, sendo mais eficaz na prevenção e controle de doenças nas plantas.
As técnicas de fitossanidade não se aplicam diretamente a organismos geneticamente modificados, pois estes já possuem resistência a pragas.
a. A afirmativa I está correta.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I e III estão corretas.
d. As afirmativas II e IV estão corretas.

16878243663871771199698750228927

Fitopatologia Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

A resposta correta é a alternativa "a. A afirmativa I está correta." A fitossanidade está relacionada a um conjunto de tecnologias e tratamentos que visam o controle de pragas e doenças que possam atingir as plantas, melhorando a produção e aumentando a segurança alimentar.