Buscar

Segundo Silverthorn (2017, p. 288), “o diencéfalo, ou ‘entre-encéfalo’, situa-se entre o tronco encéfalico e o cérebro. É composto de duas porções ...

Segundo Silverthorn (2017, p. 288), “o diencéfalo, ou ‘entre-encéfalo’, situa-se entre o tronco encéfalico e o cérebro. É composto de duas porções principais, o tálamo e o hipotálamo, e duas estruturas endócrinas, as glândulas hipófise e pineal”. Em outras palavras, é como se fosse uma região central do encéfalo englobada pelo telencéfalo. O diencéfalo abriga inúmeras estruturas macroscópicas com funcionalidades extremamente importantes, inclusive componentes anatômicos que geram respostas comportamentais. SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Em relação às estruturas que compõe o diencéfalo, analise as seguintes afirmativas.

I. Em alguns casos, a disfunção de sensibilidade pode estar associada a uma lesão no tálamo, conhecida como síndrome talâmica, sendo o principal sintoma uma dor difusa.

II. O tálamo, conhecido como ponto de convergência da retransmissão das informações sensoriais que vem de áreas mais inferiores do SNC, consegue integrar as informações.

III. Apesar de ser considerado o centro da homeostasia, o hipotálamo não estabelece conexão com o sistema límbico.

IV. A glândula pineal recebe esse nome por ter um formato de pinha, pequena, porém com fundamental importância na regulação do estado sono e vigília, por possuir células que contém serotonina, importante substância capaz de produzir o hormônio melatonina.

Assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.


a.

I, II, IV.

b.

I, II.

c.

III, IV.

d.

I, IV.

e.

I, II, III.