Buscar

Quais as formas de propagação vegetativa de plantas? 1. As plantas podem se reproduzir por meio de propagação vegetativa, que é a produção de uma ...

Quais as formas de propagação vegetativa de plantas?

1. As plantas podem se reproduzir por meio de propagação vegetativa, que é a produção de uma nova planta a partir de partes vegetativas da planta original, sem a necessidade de sementes.
2. As principais formas de propagação vegetativa são: estacas, divisão de touceiras, bulbos e cormos, enxertia, propagação por folhagem e propagação por brotos e rebentos.
3. Algumas plantas são capazes de se reproduzir tanto por propagação vegetativa quanto por reprodução sexuada, enquanto outras dependem quase exclusivamente da propagação vegetativa para se reproduzirem.

Essa pergunta também está no material:

Revisão da prova
8 pág.

Fisiologia Vegetal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As principais formas de propagação vegetativa de plantas são: 1. Estacas: consiste em cortar uma parte da planta, como um ramo ou uma folha, e plantá-la para que desenvolva raízes e se torne uma nova planta. 2. Divisão de touceiras: é feita separando-se as partes de uma planta que cresce em forma de touceira, como gramíneas e bananeiras, e replantando-as individualmente. 3. Bulbos e cormos: são estruturas subterrâneas que armazenam nutrientes e podem ser separadas da planta mãe para gerar novas plantas. 4. Enxertia: consiste em unir partes de diferentes plantas, geralmente um porta-enxerto e um enxerto, para que cresçam juntas e formem uma nova planta. 5. Propagação por folhagem: algumas plantas possuem a capacidade de gerar novas plantas a partir de folhas, que são retiradas e colocadas em um substrato adequado. 6. Propagação por brotos e rebentos: certas plantas produzem brotos ou rebentos que podem ser separados da planta mãe e plantados para formar novas plantas. É importante ressaltar que algumas plantas podem se reproduzir tanto por propagação vegetativa quanto por reprodução sexuada, enquanto outras dependem quase exclusivamente da propagação vegetativa para se reproduzirem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais