Buscar

Com relação à formação da placa aterosclerótica, assinale a alternativa incorreta: a. O aumento dos níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidad...

Com relação à formação da placa aterosclerótica, assinale a alternativa incorreta:


a. O aumento dos níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade) circulantes estão associados ao desenvolvimento da placa aterosclerótica.
b. O LDL circulante pode sofrer oxidação, dando origem ao LDL oxidado. Os macrófagos são capazes de fagocitar o LDL oxidado, dando início a um processo inflamatório crônico o qual promove o recrutamento de outras células imunes, produção de citocinas, lesão endotelial e ativação de genes relacionados à fibrose e a calcificação.
c. A formação da placa aterosclerótica é um processo que envolve essencialmente o acúmulo de lipídeos nos vasos sanguíneos, onde alterações imunológicas não são relevantes.
d. O HDL (lipoproteína de alta densidade) apresenta um conteúdo proteico maior que o lipídico. Essa lipoproteína realiza o transporte reverso do colesterol e, devido a essa propriedade, também é conhecida como “colesterol bom”.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra c. A formação da placa aterosclerótica não é um processo que envolve essencialmente o acúmulo de lipídeos nos vasos sanguíneos, mas sim uma resposta inflamatória crônica que ocorre devido ao acúmulo de lipídeos, como o LDL oxidado, e a ativação de células imunes, produção de citocinas, lesão endotelial e ativação de genes relacionados à fibrose e calcificação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando